Pedro Ezequiel , de 9 anos, vivia isolado pela dificuldade de se comunicar até que Janaína Araújo decidiu tomar uma atitude para ajudar o menino.

Em Mãe do Rio, no interior do Pará, uma professora se dedicou a aprender sozinha a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para poder se comunicar melhor com um aluno que é surdo. Dessa forma, Janaína Araújo ajudou a fazer com que Pedro Ezequiel, de 9 anos, que ficava isolado na turma, se sentisse mais acolhido.

“Confesso que não sabia de nada, eu era leiga em Libras. Consegui aprender algumas coisas, não sei tudo. O que eu sei é o que ele sabe. Estou buscando, cada vez mais, aprender para passar para ele”, conta Janaína.

Com ajuda da professora, Pedro brincou os festejos juninos da escola pela primeira vez. O menino aprendeu uma coreografia de quadrilha diferente, usando a língua dos sinais. O vídeo da apresentação foi postado na internet por uma amiga de Janaína e, claro, viralizou nas redes sociais.

“Estou muito feliz, em especial pelo Ezequiel, pelos benefícios que estão trazendo para ele”, comentou a servidora pública, Darlene de Jesus.

O sucesso da apresentação dos dois mudou a história de Pedro. Ele terá acompanhamento médico de graça para diagnosticar a causa da perda de audição e, assim, tentar melhorar a sua capacidade auditiva. Já Janaína ganhou um curso de capacitação para aprofundar o estudo de Libras para continuar ensinando os sinais para Pedro.

Fonte: https://gshow.globo.com/programas/mais-voce/noticia/professora-aprende-libras-para-incluir-aluno-deficiente-auditivo-era-leiga.ghtml

Comentários no Facebook