Diante do avanço da pandemia do coronavírus no Brasil, o IFBaiano – Uruçuca percebeu a necessidade de levar informações sobre a pandemia à comunidade surda, constituída não somente pelos estudantes surdos do campus, mas também pelos alunos do curso de Formação Continuada Libras para Família, do projeto de extensão Libras para Crianças e pelos sujeitos surdos das cidades circunvizinhas.

Assim, visando cumprir seu papel social, a Instituição deu início ao projeto “Comunicação Acessível em Libras durante a Pandemia da Covid-19”. Enquanto permanecer a pandemia o objetivo principal do projeto é o de promover acessibilidade em Libras contribuindo na mediação das informações sobre o novo coronavírus e também no compartilhamento de dicas de entretenimento, orientações de especialistas entre outros assuntos de interesse para a comunidade surda, principalmente da região sul da Bahia. Desde o mês de maio a divulgação dos vídeos destas atividades é feita nos canais oficiais do campus, como o YouTube, Instagram e Facebook.

Coordenado pela Servidora Sara Oliveira, o Comunicação Acessível em Libras conta com uma equipe de servidores e alunos do IFBaiano campus Uruçuca, Santa Inês, Guanambi, Alagoinhas e Itapetinga, além de colaboradores externos: intérpretes, especialistas e professores/ alunos surdos.

Fonte: Instituto Federal de Baiano

Comentários no Facebook