Inscrições devem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (06/05) na sede do Saspe, onde ocorrerá a capacitação; são 30 vagas ao todo.

SÃO PAULO – A partir deste mês, a Prefeitura de Suzano irá promover o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aberto à população. As inscrições devem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (06/05) na sede do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), onde ocorrerá a capacitação. Ao todo, foram colocadas 30 vagas à disposição.

Para participar, é necessário ser morador de Suzano e ter pelo menos 16 anos de idade. No ato da inscrição, devem ser apresentados comprovante de endereço e documento pessoal. O curso básico de Libras é voltado para pessoas com deficiência auditiva ou não. As aulas serão realizadas sempre às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, começando em 14 de maio (terça-feira). A previsão é de que se estendam até novembro.

A capacitação envolve os temas “Os surdos e sua história, da antiguidade aos dias atuais”; “Conhecendo Libras como uma língua”; “Libras, segunda língua oficial do Brasil”; “Compreendendo a Libras”; “Libras, uma língua visual motora”; “A expressividade na Libras”; “Meios e formas de comunicar-se utilizando Libras”; e “Variação e composição de sinais na Libras”.

A primeira-dama e dirigente do Saspe, Larissa Ashiuchi, destacou que a preocupação é proporcionar acesso para todas as pessoas interessadas como forma de capacitá-las e possibilitar um preparo melhor nessa língua tão importante que incentiva a inclusão. Ela ainda lembrou que a Prefeitura de Suzano vem realizando desde o início de abril a capacitação de servidores municipais em Libras, especialmente para aprimorar o atendimento prestado ao público com deficiência auditiva.

O endereço do Saspe é rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro de Suzano. Mais informações pelo telefone (11) 4743-1600.

Fonte: https://www.suzano.sp.gov.br/web/saspe-oferece-curso-basico-de-libras-a-populacao/

Comentários no Facebook