Com o objetivo de ampliar a empregabilidade de pessoas surdas no mercado formal, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), começará, nesta sexta-feira (01), a oficina de conhecimento básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para representantes de empresas parceiras do Sistema Nacional de Emprego (Sine/Pará), no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), localizado na Av. Almirante Barroso 1765, bairro do Marco.

PARÁ – As oficinas serão realizadas durante as sextas-feiras do mês de novembro, com carga horária diária de 02h e 30min, no total de 10h, no turno da manhã e da tarde, logo serão duas turmas, com total de 25 participantes cada. A oficina será presencial e terá atividades teóricas e práticas. O conteúdo das oficinas será ministrado pela assistente social da Seaster, Nazaré Saldanha, que é especialista em Gestão e Responsabilidade Social,

Inclusão Social – Ao longo dos anos, houveram avanços significativos da empregabilidade de pessoas surdas, na Região Metropolitana de Belém, porém ainda são inúmeros desafios e barreiras que dificultam a efetiva inclusão desse público nas empresas.

A barreira comunicacional ainda é o principal obstáculo para a participação plena e efetiva das pessoas surdas no mercado de trabalho.  “Muitas empresas não recebem os surdos para realizar o processo seletivo por conta do desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é a língua oficial das comunidades surdas, e muitos representantes de empresas entendem que a comunicação com surdos é muito difícil. Nós temos um número reduzido de vagas que disponibilizam a participação de surdos no mercadão formal e por conta dessa realidade, nós criamos essa estratégia”, explica Nazaré.

A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é reconhecida como a língua oficial das comunidades surdas brasileiras, sendo a segunda língua nacional do país, por meio da Lei nº 10.436/2002.

Serviço:
Oficina de Libras para representantes de empresas
Período: 01, 08, 22, 29 de novembro (sextas-feiras)
Horário: 08h30 às 11h (manhã)
14h30 ás 17h (tarde)
Local: Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (Av. Almirante Barroso 1765, bairro do Marco)

Fonte: https://agenciapara.com.br/pauta/1623/

Comentários no Facebook