Na manhã de ontem (04/10), a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed) realizou o ato de descerramento da placa da primeira escola polo para alunos surdos, que se encontra na Emef Fundação Bidart.

RIO GRANDE DO SUL – Com a presença da comunidade escolar, professores, diretores, coordenadores e a Secretária de Educação, Adriana Lara, a inauguração contou com um café comemorativo, mostra de materiais bilíngues em libras, apresentações inclusivas com alunos e atividades do projeto Novo Rodarte.

Oficialmente a primeira Escola referência da Região da Campanha atende hoje sete alunos surdos, entre pré e nono ano, e conta com profissionais especializados trabalhando na área, destes, seis são intérpretes e duas professoras no AEE – PS. Com a ideia de aproximar os alunos a fim de integrá-los com seus colegas e a escola, a criação e execução do polo foi abraçada pela comunidade escolar, pais e mães.

A Emef Fundação Bidart, onde hoje, conta com sua turma do Pré, fluente na Língua Brasileira de Sinais, é o que fala a coordenadora do Setor de Educação Inclusiva da Smed, Mara Rúbia Pinheirua. “É um trabalho de todos os profissionais desta escola, dos pais nos quais sempre ouvimos suas opiniões antes de tomarmos qualquer iniciativa, da Smed, das minhas colegas de setor, e, principalmente, da confiança que nos foi dada pela Secretária Adriana Lara”, cita Mara Rúbia.

Em entrevista, a secretária de Educação, Adriana Lara, evidenciou a grandiosidade da inauguração que ocorreu na Emef, e ainda, a importância desta nova conquista para a Educação de Bagé. “A inclusão não pode ser apenas para alguns, tem de ser de todos e para todos. Antes, tínhamos o acesso à inclusão por direito, mas nunca de fato, e hoje, podemos dizer com toda certeza que o município de Bagé tem inclusão educacional de fato, e isso nos orgulha muito”, diz Adriana.

O ato encerrou com o Hino Nacional entoado pelos presentes e mostrado por alunos na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a apresentação de um RAP lido e também representado em LIBRAS, atividades de Judô, dança e agradecimentos de professores e pais de alunos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bagé

Comentários no Facebook