Juciê Feitosa apresentou o TCC no curso de Administração, no Campus Arapiraca
Juciê Feitosa está a um passo de se tornar o primeiro aluno surdocego a concluir uma graduação na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele já apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e será diplomado bacharel em Administração, pelo Campus Arapiraca.
O estudante apresentou o TCC no último mês de setembro e comenta sobre o significado da sua conquista. “Conseguir ver o quanto sou capaz, mostrar pra as outras pessoas que é possível superar todos os desafios que enfrentei e sentir que consegui e que pessoas acreditaram em mim e me apoiaram também”.
Juciê relata as dificuldades que encontrou ao entrar na Universidade. “Ser o primeiro é sempre muito desafiador em todos os sentidos, você tem que lutar por cada coisa e abrir o caminho que ninguém nunca passou, então, é um desafio enorme pelas barreiras que tive que enfrentar: de falta de conhecimento sobre a surdocegueira, de falta de acessibilidade de modo geral, de falta de normatização específica para casos como o meu, além dos próprios desafios de enfrentar uma graduação tendo passado por tanta omissão durante a maior parte da minha vida escolar”, contou.
Durante o percurso acadêmico o jovem esbarrou em obstáculos como a ausência de um profissional para acompanhar em sala e a aquisição de um computador especial, que só ocorreu na metade do curso. Durante a pandemia o trabalho de orientação para o TCC ficou comprometido e, sua irmã, que apoiava nesse processo, precisou se afastar um pouco para se dedicar à sua nova missão de gestante e puérpera.
Apesar dos empecilhos, o estudante se orgulha do seu rendimento durante o curso. “Que eu consigo, que sou capaz, que mesmo com minhas limitações e todas as barreiras que enfrentei para minha acessibilidade, permanência e sucesso no curso não tive um resultado negativo em nenhuma disciplina, o que já faz me sentir vitorioso!”, finaliza.
Fonte: GazetaWeb