Uma amiga de trabalho da agente registrou o momento em que a agente fazia orientações em Libras.

Um vídeo da Prefeitura de Curitiba, que mostra uma agente de trânsito fazendo orientações em Libras (Língua Brasileira de Sinais), está circulando nas redes sociais. Uma amiga de trabalho de Claudia Claudiano Moreira, de 38 anos,  registrou o momento em que a mulher orientava um motorista surdo, em uma blitz educativa, na tarde desta quinta-feira (9).

Claudia faz o curso de Libras há dois anos, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e desde então ela pratica tudo o que aprende. “Surgiu a oportunidade nesta blitz educativa que estávamos fazendo. Como a equipe sabia que eu tinha conhecimento em Libras, me chamaram para conversar com o motorista. Uma semana antes, teve um condutor surdo na abordagem, mas como as outras agentes ainda não sabiam que eu me comunicava assim, elas simplesmente entregaram os papéis e deixaram ele ir”, explicou.

A Libras é a segunda língua do Brasil e, de acordo com Claudia, o que falta é as pessoas aprenderem a língua. “Percebi que a comunicação com os surdos é falha. Eles não são coitados e sempre estão disponíveis para se comunicarem. A falta é de quem não entende Libras”, declarou.

Blitz educativa
A agente trabalha há quatro anos na Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran). A equipe vai em escolas, empresas e fazem as blitz educativas, para levar a sensibilização de uma educação diferente no trânsito.

“Estamos aqui para levar ao condutor a importância da segurança no trânsito. Nas blitz educativas as pessoas ficam temerosas, mas quando dizemos que é apenas para conversar sobre trânsito – como no caso da volta às aulas, dos cuidados com as crianças –  e para informações referentes à segurança, eles já mudam”, completou.

Segundo a agente, a educação precisa ter excelência e alcançar todas as pessoas. “Vejo isso como uma inclusão, na questão de alcançar todas as pessoas do trânsito. Quando conheci a cultura surda, me despertou um amor e uma outra visão”, concluiu Claudia.

Fonte: https://www.bandab.com.br/cidades/video-mostra-agente-de-transito-orientando-motorista-em-libras-e-ganha-aplausos/

Comentários no Facebook