Formação presencial será promovida pela Prefeitura de Hortolândia
Estão abertas, a partir desta terça-feira (19/03), as inscrições para o curso presencial e gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que será promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, há 160 vagas disponíveis, 80 para profissionais da rede municipal de educação e 80 para o público em geral. Interessados têm até o dia 01 de abril para se inscrever.
Para participar da formação continuada é preciso ter 18 anos completos e residir em Hortolândia-SP. De acordo com o CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, responsável pela formação, as vagas são destinadas, em especial, a profissionais da área e a pessoas que trabalham com atendimentos ou em áreas que necessitem da comunicação em Libras, como as da saúde, do comércio e da prestação de serviços.
Para efetuar a inscrição é preciso manifestar interesse, até às 12h do dia 01 de abril, preenchendo os formulários disponibilizados pela Secretaria de Educação. O resultado será informado aos candidatos no e-mail cadastrado no formulário. Confira a seguir os links para cada segmento:
Link de inscrição para profissionais de educação:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdALSFZUFc6sqDsqb28SLpy-JRnZIq9VuQt04G-GObc0MJ3Sw/viewform
Link de inscrição para público geral:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZtgtPdNPqJEOb_q6IVKJPx6ag0DyN8HQII6o0H-STc26N5A/viewform
As aulas presenciais para profissionais de educação serão realizadas todas as terças-feiras, das 18h30 às 20h30, no CFPE, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. Já para o público em geral serão às quintas-feiras, no mesmo horário e local. A formação terá duração de 120 horas e oferecerá certificação para aqueles(as) que tiverem mais de 80% de presença ao final do curso.
Objetivos da Formação Continuada
O estudo da Língua Brasileira de Sinais proporcionará conhecimento básico sobre a comunicação com as pessoas surdas por meio da compreensão de suas necessidades, aspectos sociais, culturais e educacionais, permitindo integração comunicativa e inclusão escolar e na comunidade.
Compreender o desenvolvimento histórico e cultural da comunidade surda brasileira, e apresentar as características fundamentais da Língua Brasileira de Sinais, bem como utilizar a língua de sinais como meio de comunicação entre surdos e ouvintes, estabelecendo desta forma comunicação fluida entre surdos e ouvintes.
Saiba mais sobre a Libras
A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei de Libras nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Além de favorecer a inclusão social das pessoas surdas, a lei também contribui para garantir os direitos dos surdos como cidadãos brasileiros.
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia esclarece que, ao contrário do que muitos imaginam, a língua de sinais não é simplesmente mímica ou gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. É uma língua com estruturas próprias, possui níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico.
Fonte: Rádio Digital Pop