- Continua depois da publicidade -

Universitários alegam que os profissionais intérpretes contratados serão demitidos e eles estão com medo de ficar sem o apoio para o ano letivo de 2020.

Um grupo de alunos com deficiência auditiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza uma manifestação, na tarde desta segunda-feira (9), na porta do câmpus de Anápolis, na região Central de Goiás. Os universitários alegam que os profissionais intérpretes contratados serão demitidos e eles estão com medo de ficar sem o apoio para o ano letivo de 2020.

A aluna do 5º período de Engenharia Civil do câmpus de Anápolis, Kamila Castro, é uma das alunas que irá participar do ato. A universitária explica que os profissionais desligados serão substituídos pelos selecionados em um processo seletivo simplificado (PSS), mas tal medida não foi bem recebida. “A situação se arrasta desde 2013. O PSS é mais prejuízo para os surdos. Porque eles são temporários e nunca teve concurso para intérprete docente”, argumenta.

Em nota, a UEG informa que já está com de Processo Seletivo Simplificado (PSS) aberto para a contratação de Docentes Substitutos e Professores de Apoio, desta forma, nem a estudante Kamila Santos e nenhum outro discente da UEG ficará sem apoio na Universidade.

De acordo com o comunicado, os PSSs se fazem necessários tendo em vista que, por determinação da Justiça, todos os funcionários temporários da UEG cujos contratos estavam irregulares devem ser desligados dos quadros da Universidade. A professora de apoio da acadêmica Kamila Santos está com o contrato vencido há mais de um ano. Os novos professores entrarão em exercício no início do próximo semestre letivo, sem nenhum prejuízo aos estudantes.

Fonte: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/alunos-com-defici%C3%AAncia-auditiva-da-ueg-protestam-contra-demiss%C3%A3o-de-int%C3%A9rpretes-em-an%C3%A1polis-1.1949878

- Publicidade -