- Continua depois da publicidade -

Está em tramitação na Casa Legislativa um projeto de Lei do vereador Andinho Duarte que dispõe sobre a presença de interprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), em eventos oficiais da Prefeitura de Caicó.

RIO GRANDE DO NORTE – No projeto, Andinho destaca que o Executivo, se julgar conveniente, poderá manter convênio com entidades representativas dos portadores de deficiência auditiva, para a cessão de um interprete sempre que necessitar.

Na regulamentação da lei, que ocorrerá após 90 dias após a sua publicação, o Executivo determinará quais as condições de trabalho que terá o interprete em cada evento oficial que for realizado.

Andinho explicou que muitos acham que os surdos por uma versão mímica da língua portuguesa. Criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos, a LIBRAS – é uma forma de linguagem natural. Como qualquer outra, ela apresenta uma estrutura gramatical própria, com seus aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos, etc. O que a diferencia das demais línguas usadas hoje é que, em vez do som, utiliza os gestos como meio de comunicação. Nela, os sinais são marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões faciais e corporais.

Fonte: Roberto Flávio

- Publicidade -