O animal perdeu a audição com 8 anos; dois anos depois, continua trabalhando com ovelhas, agora ‘lendo’ gestos de seus tutores.
Peggy, uma cadela pastora de 10 anos de idade, perdeu a audição quando tinha 8 anos de idade. Mas ela aprendeu uma nova língua para conseguir pastorear ovelhas numa fazenda de Norfolk, na Inglaterra.
A pet da raça collie foi entregue aos cuidados de um abrigo local de animais que promove o bem-estar de bichos em geral.
Com o local lotado, a gerente de bem-estar animal Chloe Shorten e seu marido, Jason, que tinham dois outros cães pastores trabalhando, decidiram levar Peggy para a casa deles.
De acordo com a BBC, mesmo tendo ficado surda, o entusiasmo da cachorrinha por pastorear ovelhas não havia diminuído, ela apenas precisava aprender uma outra forma de fazer esse trabalho novamente.
“Sabíamos que Peggy queria trabalhar, então começamos o longo processo de ensiná-la a pastorear e trabalhar pastoreando sem depender de comandos de voz. Começamos ensinando-a a olhar para nós em busca de sinais com as mãos”, disse Chloe Shorten para o jornal.
Usando a repetição e o “reforço positivo”, com a ajuda de um treinador de cães pastores, Peggy acabou aprendendo a responder a sinais manuais e linguagem corporal em vez da voz.
Fonte: R7