A Câmara Municipal de Santarém aprovou, nesta segunda-feira (29), O Projeto de Lei que institui o Dia Municipal dos Surdos, de autoria do vereador Erlon Rocha (MDB). A data será comemorada no dia 26 de setembro, quando foi criada a primeira escola de surdos do Brasil, em 1957.
PARÁ – A Lei tem como objetivo facilitar a articulação do poder público e associações para realizações de ações a fim de sensibilizar a sociedade em apoio aos surdos e familiares. Durante discurso, o vereador ressaltou a necessidade de cada vez mais se criar políticas públicas, ações inclusivas e medidas de acessibilidade para estes cidadãos como assegurar o acesso dos surdos à comunicação. “Eles encontram muita dificuldade no atendimento nos órgãos públicos e privados, pois não há intérpretes de Libras, a língua de sinais, para auxiliá-los”. É importante aproveitar esta data também para levarmos reflexões e ações sobre a importância de se trabalhar para uma sociedade mais justa a todos”, destacou Erlon Rocha.
A data foi escolhida por ser o dia da criação da primeira escola de surdos do Brasil no ano 1957, no Rio de Janeiro.
A LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, foi oficializada em 2002, por Lei Federal passando a ser a Língua Oficial da Comunidade Surda no Brasil. Diversos municípios já têm estabelecido esta data em seus calendários oficiais.
Fonte: Câmara Municipal de Santarém