Inscrições acontecem das 8h às 12h desse sábado (31). Cursos têm duração de até seis semestres.

O Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) da Prefeitura de João Pessoa abre inscrições online, das 8h às 12h deste sábado (31), para os cursos de inglês, francês, espanhol e Libras (30), divididos em até seis semestres. São ofertadas 450 vagas imediatas de níveis iniciais para o semestre letivo 2021.2, gratuitamente, distribuídas nos turnos da manhã, tarde, intermediário (tarde/noite) e noite.

Para a realização da inscrição, será disponibilizado um formulário, somente no dia e horário definidos para a inscrição, que deve ser feita por meio de um e-mail do Google. Aos alunos do 6º ano da Rede Pública Municipal, as matrículas serão de 16 a 19 de agosto de forma presencial.

Aos professores que se interessarem pelos cursos, basta comprovar o vínculo com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da cópia do contracheque, ou declaração do setor devidamente assinada e carimbada pelo chefe imediato, além do CPF, identidade (certidão de nascimento ou certidão de casamento), comprovante de residência e uma foto 3×4.

Os professores não podem se inscrever na categoria de funcionários/servidores públicos municipais, por existir categoria específica para a sua classe.

Já para servidores da prefeitura, os cursos serão oferecidos em nível inicial. O candidato deve ter concluído ou estar cursando ao menos o 6º ano do Ensino Fundamental II. As regras de documentação seguem as mesmas dos professores.

Ao público em geral, podem se inscrever apenas maiores de 18 anos e que tenham concluído ou estejam cursando ao menos o 6º ano do Ensino Fundamental II. Os cursos serão oferecidos em níveis iniciais, com exceção daqueles alunos que já tenham conhecimento do idioma. Esses devem se inscrever para a prova de nivelamento que abre inscrições no dia 04 de agosto pelo mesmo link.

‘Trade Turístico’
A modalidade é voltada para profissionais que atuam de forma direta com turismo (hotelaria, guias de turismo). O candidato deverá comprovar, por meio da documentação específica, seu vínculo com o setor. Será necessária uma declaração emitida pela empresa, contracheque ou registro da carteira de trabalho.

As vagas também são oferecidas em todos os cursos, em níveis iniciais, com exceção daqueles alunos que já tenham conhecimento do idioma, que deverão se inscrever para a prova de nivelamento.

Não serão considerados nesta categoria trabalhadores de estabelecimentos que atuam de forma indireta com o turismo, tais como restaurantes e lojas.

Regras gerais
O horário da inscrição realizada pelo candidato será utilizado como critério para a classificação.
Imediatamente após realizar a inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação automático do preenchimento do formulário.
Caso seja classificado dentro das vagas ofertadas, o candidato receberá um novo e-mail de convocação que o habilita a realizar a matrícula.
Os alunos já matriculados no Celest, só poderão ingressar em outro idioma após a conclusão do primeiro curso, participando do processo de inscrição on-line, de acordo com o grupo ao qual pertence (professores da rede municipal, servidores municipais, público em geral e ‘trade turístico’).

Semestre 2021.2
As aulas de todos os cursos iniciarão a partir do dia 23 de agosto, exclusivamente de forma online, devido à pandemia da Covid-19. Há, no entanto, a possibilidade de voltar à modalidade presencial, a depender das orientações das autoridades sanitárias e da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa.

Fonte: G1

Comentários no Facebook