Curso de LibrasVitória-ES – Alfabeto, cumprimentos e saudações, números, dia da semana e calendário, pronomes, alimentos, frutas e bebidas, estados e capitais do Brasil, profissões e meios de transporte. O Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD) oferece esses conteúdos programáticos no curso de Libras.

Nada menos do que 90 vagas foram abertas para os moradores de Vitória interessados em fazer as aulas. As inscrições serão feitas no próprio CRPD, situado à rua Professor Fernando Duarte Rabelo, nº 70, em Segurança do Lar, a partir desta quarta-feira (15).

Durante as aulas de conhecimento básico, os alunos poderão conhecer os tipos de frase em libras e a história dos surdos. Já o nível intermediário ensina aos alunos a comunicação escrita, com treinamento e prática.

Inclusão

O curso de Libras, com carga horária de 120 horas, tem o objetivo de promover a inclusão da pessoa surda na sociedade. As aulas serão ministradas pela professora Luci Matilde Amaral.

Professor intérprete há oito anos, Rodrigo Santos Timoteo disse que o fundamental é a valorização dos surdos. “O importante é incluir os pedagogos, os professores e estudantes na comunidade dos surdos. Pois queremos que todos os grupos se conheçam e se relacionem, pois assim os surdos se sentem acolhidos e incluídos na sociedade como um todo”.

Aulas
  • Matutino: Libras Básico (30 vagas). Aulas duas vezes na semana, das 9 às 12 horas.
  • Vespertino: Libras Básico (30 vagas). Aulas duas vezes na semana, das 13 às 17 horas.
  • Libras Intermediário (30 vagas). Aulas duas vezes na semana, das 13 às 17 horas.

O certificado será ofertado mediante aprovação do aluno.

Inscrições

As inscrições para o curso de Libras serão feitas a partir desta quarta-feira (15) e vão durar enquanto houver vagas. É necessário ter, no mínimo, 18 anos, ser morador de Vitória e apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

Para se inscrever, os alunos devem se dirigir ao CRPD, das 9 às 15 horas, de segunda a sexta, na rua Professor Fernando Duarte Rabelo, 70, Segurança do Lar (próximo ao supermercado Extrabom de Goiabeiras). Mais informações pelos telefones 3327-9102 e 3327-5236.

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/centro-de-referencia-para-a-pessoa-com-deficiencia-promove-curso-de-libras-17573

Comentários no Facebook