Capacitação em parceria com Cetam visa melhor atendimento às pessoas com deficiência auditiva no órgão de trânsito

Com a finalidade de capacitar os servidores para melhor atender as pessoas com deficiência auditiva, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), iniciou na segunda-feira (02/08) o curso de libras para mais 50 colaboradores, dentre eles, estagiários, terceirizados  e servidores do órgão.

O curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) será direcionado principalmente para os colaboradores das áreas de atendimento ao cliente, como a recepção, a subgerência de veículos, a gerência de habilitação e gerência médica psicológica.

“Hoje, aprender libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos sociais e emocionais, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio, e o Detran está proporcionando isso aos seus funcionários para que tenham o melhor atendimento a todos que possam vir nos procurar em qualquer serviço oferecido por esse órgão”, explicou a controladora interna do Detran-AM, Ceceliene Pedrosa.

Com carga horária de 160 horas e duração de dois meses e meio, o curso tem dez módulos e será ministrado pela professora de libras do Cetam, Valcineiry Rodrigues, de segunda a sexta-feira no auditório do Detran Amazonas.

“A aula é bem dinâmica. Os alunos vão aprender os conceitos, história, constituição, gramática e os parâmetros da libra. Depois os alunos vão aprender o mais importante, a dactiologia, que é a língua com as mãos”, disse a professora.

Cleidemar Costa, servidora do Detran-AM há 36 anos, atualmente lotada no atendimento de veículos, relatou que o curso vai beneficiar diretamente seu trabalho. “É sempre bom ter alguém que tenha o conhecimento na língua de sinais. Muitas vezes usuários portadores de deficiência auditiva vêm ao órgão, então precisamos aprender essa forma de comunicação visando um melhor diálogo com uma pessoa que apenas se comunica em Libras”, disse.

Brigadistas – No mês passado, o órgão promoveu, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o curso de Brigadista e Primeiros Socorros para os servidores, com intuito de preparar os colaboradores de como agir numa situação de “sinistro” e prestar o serviço de primeiros-socorros.

Foram duas turmas, com a participação  de 45 colaboradores. Eles participaram das aulas teóricas por meio da modalidade virtual de Educação a Distância (EAD), e presencial.

Atendimento ao público – Para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários, mais de 100 colaboradores participaram no mês de junho do Curso de Atendimento ao Cliente em parceria com o Cetam. Com carga horária de 20 horas e duração de uma semana, as aulas foram ministradas pela instrutora Maralane de Souza. O público-alvo foram os estagiários, colaboradores e servidores.

Em junho também aconteceu o curso de Relações Interpessoais para os diretores, gerentes, subgerentes e chefes de departamento de trânsito, com o objetivo de aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal.

Fonte: Governo de Amazonas

Comentários no Facebook