- Continua depois da publicidade -

O Dicionário Espírita: Libras é um instrumento de consulta inerente à Doutrina Espírita, criado pelo grupo de pesquisa denominado Estudos Surdos Espíritas – GES Espíritas.

Foi desenvolvido sem fins lucrativos, estando gratuitamente disponível na mídia por meio de uma plataforma online. Esse material é dedicado às pessoas interessadas na Doutrina Espírita acessível em Libras.

Trata-se de um instrumento de consulta que abrange componentes lexicais da Língua Brasileira de Sinais. O leitor seleciona uma palavra (verbete) e essa é identificada em Língua Brasileira de Sinais tendo, também, a opção de visualizar a tradução/interpretação em Libras de cada acepção.

É possível identificar que há alguns verbetes que apresentam a mesma grafia, mas com significados distintos que são baseados nos fundamentos da Doutrina Espírita. Nesses casos, os sinais são representados considerando-se o contexto indicado, como, por exemplo, o verbete CÉU referenciado como espaço indefinido que circunda a Terra (KARDEC, 2016a, p.25), [parte I, cap.III, item 01] é, também, identificado como mundo espiritual (KARDEC, 2016a, p.27) [parte I, cap.III, item 05], tendo em vista o contexto apresentado pela Doutrina Espírita.

E, ainda, há verbetes com grafias diferentes que, na Língua Brasileira de Sinais utilizam o mesmo sinal, observando que ambos têm o mesmo significado, conforme identificado nos verbetes PERISPÍRITO e CORPO FLUÍDICO. Analisando os aspectos gramaticais da Língua Brasileira de Sinais, existem alguns sinais que denominamos como sinais icônicos, aqueles que, quando produzidos, trazem a lembrança do formato de um objeto dando-lhe representação por meio da semelhança. E outros que denominamos como sinais arbitrários, usados para referenciar os sinais que não apresentam qualquer semelhança com o objeto referente, tendo sua associação estabelecida a partir do conceito do objeto.

O Dicionário Espírita: Libras foi desenvolvido tendo em conta a compreensão do conceito de cada vocábulo, evitando criar sinais aleatoriamente.

Grupo de Estudos Surdos Espíritas – GES Espíritas

Somos um grupo composto por pessoas Surdas e por ouvintes bilíngues. Temos uma estrutura organizacional composta por uma orientadora/coordenadora da pesquisa, uma equipe que compõe o colegiado, 10 pesquisadores bilíngues e diversos colaboradores espíritas.

Criamos o GES Espíritas com a finalidade, a priori, de desenvolver estudos sistematizados sobre a Doutrina Espírita e, a partir dessa, criar e catalogar diversos sinais da Língua Brasileira de Sinais que estão identificados nesse dicionário. E, ainda, realizamos diversas tarefas em caráter voluntário, com a finalidade de divulgar a importância de o Movimento Espírita desenvolver ações inclusivas para as pessoas Surdas.

Além da pesquisa e criação do dicionário, que também é um dos instrumentos de acessibilidade, o GES Espíritas promove consultorias, palestras, rodas de conversas sobre diversas temáticas relacionadas à área. Realizamos acessibilidade comunicacional através da tradução e interpretação das reuniões públicas do G.F.E. Irmã Scheilla (todos os domingos, sem interrupção), de diversos seminários, congressos, eventos espíritas, tanto em Minas Gerais quanto em outros estados. Desenvolvemos gravações de Janelas em Libras1 visando oferecer às pessoas Surdas acesso aos conhecimentos relacionados à Doutrina Espírita.

- Publicidade -