capacitacaoProfessores de Cacoal estão sendo capacitados pelo Ines do Rio de Janeiro. Em Cacoal há cerca de 50 alunos que convivem com a deficiência auditiva.

Cerca de 50 profissionais da área da educação, em Cacoal (RO), a cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, estão passando por uma capacitação sobre didáticas de ensino para alunos surdos. O curso que começou na terça-feira (14) e seguirá até quinta-feira (16), está sendo oferecido por uma equipe do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) do Rio de Janeiro.

A professora do Ines Verônica de Oliveira Louro Rodrigues conta que para os surdos o português funciona como uma segunda língua, já que a primeira é a língua brasileira de sinais. “Viemos mostrar para os professores que trabalham com surdos algumas estratégias que utilizamos com os nossos alunos. Com isso tornamos as aulas mais atrativas e interessantes. Além disso, promovemos a inclusão”, diz a professora.

De acordo com a coordenadora de educação especial de Cacoal, Marinalva Martiniano, no município há cerca de 50 alunos com a deficiência que frequentam aulas regulares. “Para que o aprendizado seja eficiente o professor precisaria ter em sala de aula, data show para trabalhar com imagens, intérprete de libras em sala e um número menor de alunos”, explica Marinalva.

No primeiro dia de curso, os professores de português foram capacitados, já nesta quarta-feira (15) os professores de matemática irão aprender sobre didática e metodologia de ensino para trabalhar com alunos com deficiência auditiva. Participam da capacitação educadores da rede municipal, estadual, professores universitários e acadêmicos.

Fonte: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/04/curso-capacita-professores-para-didatica-com-alunos-surdos-em-ro.html

Comentários no Facebook