A Escola Municipal Prof. Joaquim Theodoro da Silva, no Jardim Júlio de Mesquita, oferece aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille para os alunos surdos e cegos da Rede Municipal de Educação. A iniciativa é da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A professora e intérprete, Ana Lúcia Bacci, ensina os alunos surdos, atua na sala de aula fazendo a tradução dos conteúdos das disciplinas, bem como alfabetiza em libras os estudantes. “O trabalho é realizado na sala de aula, fico exclusivamente com o aluno surdo. Tento adaptar os conteúdos que a professora passa para os ouvintes em Libras, alguns conteúdos não são possíveis, e com isso faço um trabalho à parte com o aluno”, disse.

De acordo com a professora, no momento, a Escola Municipal Prof. Joaquim Theodoro da Silva recebe apenas uma aluna surda que está matriculada no 5º ano do ensino fundamental. “A Libras é a primeira língua dos alunos com deficiência auditiva e a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita é a segunda língua. Trabalhamos com o deficiente auditivo imagens e filmes para que o aluno possa entender o mundo em que ele vive, depois trabalhamos em libras apresentando os sinais. Todo o trabalho é feito para a construção da identidade da pessoa surda e para que o aluno possa conviver em sociedade”, completou.

Durante a semana, a professora também trabalha a socialização em sala de aula, com aulas de Libras para todos os estudantes do 5º ano. Na aula, que acontece todas as quintas-feiras, os estudantes aprendem os sinais básicos de convivência.

Além de Libras, a Escola Municipal Prof. Joaquim Theodoro da Silva também oferece aulas de Braille para alunos com deficiência visual da Rede Municipal de Educação. A professora, Ana Gonçalves, é responsável pelas aulas e falou sobre o trabalho de inclusão que é realizado na escola. “É um trabalho de inclusão que adapta todo o conteúdo para que o aluno possa interagir com os outros estudantes dentro da sala de aula. Esse trabalho é realizado, no momento, com uma aluna cega que também está no 5º ano do ensino fundamental”, finalizou.

A Escola Municipal Prof. Joaquim Theodoro da Silva fica localizada na Av. Francisco Luchesi, s/n– Jardim Doutor Júlio de Mesquita Filho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4035-3387.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bragança Paulista

Comentários no Facebook