- Continua depois da publicidade -

Intérpretes são acionadas para auxiliar na comunicação da pessoa com deficiência.

Como forma de garantir a inclusão e acessibilidade à comunidade surda, o Governo do Amapá oferece atendimento voltado para as pessoas com deficiência auditiva que procuram os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O usuário conta com o auxílio de duas intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atuam como mediadoras entre o cidadão e o profissional que promove o atendimento.

Eva Tenório e Patrícia Ramos ingressaram no Detran do Amapá pelo primeiro concurso público realizado na entidade. Elas são responsáveis pelo atendimento, orientação e auxílio aos usuários surdos quanto às demandas de processos operacionais e administrativos do Detran.

“O papel do profissional intérprete de Libras é promover a inclusão, fazendo com que os surdos tenham acesso a todo e qualquer serviço disponibilizado pelo Detran. Isso é um direito que está sendo garantido a eles”, destaca Eva.

Para o professor de educação física Moabe Neves, o oferecimento do serviço é a segurança de que a acessibilidade no serviço público está sendo respeitada.

“Sou professor e vejo a importância de todos poderem acessar recursos previstos em lei. Agradeço aos responsáveis por assegurar que no Detran esse atendimento seja realizado para a pessoa com deficiência auditiva, que também é um condutor nas nossas vias”, conclui Neves.

Fonte: Governo de Amapá

- Publicidade -