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Atendimento pode ser agendado ou solicitado durante atendimento presencial no campus Belém.

PARÁ – Pessoas surdas ou com deficiência auditiva que necessitem levar os animais para atendimento no Hospital Veterinário Mário Dias Teixeira, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Hovet/Ufra) campus Belém, podem solicitar o auxílio de intérprete de Libras tanto no atendimento presencial, quanto através de agendamento de consultas pelo WhatsApp (99324-1833).

O médico veterinário residente Renzo Brito, que realizou um atendimento a tutor surdo no último dia 21 de outubro, diz que a presença do intérprete foi fundamental.

“Inicialmente o tutor estava preocupado em ser compreendido, dado o quadro do seu animal, mas quando viu o intérprete deu para ver o alívio. Com isso o tutor pôde se expressar melhor, detalhando o que foi perguntado. Isso é essencial no atendimento, especialmente no que chamamos de anamnese, que é ouvir a queixa do tutor e realizar perguntas quanto ao histórico do animal, etapa que é fundamental para a consulta. Uma boa anamnese pode representar 85% do sucesso do diagnóstico, além do exame físico e dos exames”, explica o médico veterinário.

O serviço ocorre em cumprimento à Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a garantia de atendimento e tratamento adequado a partir do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Atualmente o campus Belém conta com quatro intérpretes, que auxiliam os alunos surdos ou com deficiência auditiva em atividades de pesquisa, ensino e extensão a partir da Central de Intérpretes e Tradutores de Libras (CTIL).

O atendimento ao público externo ocorre de acordo com solicitação.

“Nós podemos realizar chamada de vídeo antes da consulta, no sentido de orientar sobre dúvidas; durante a consulta, acompanhando o tutor e o animal, e após a consulta, se o tutor achar necessário”, explica Alan Aviz, um dos intérpretes da universidade.

Fonte: G1

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