Duas turmas com 35 alunos cada devem iniciar em outubro o curso de formação inicial e continuada em libras na Casa Brasil Sul.

As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 3 de outubro e devem ser feitas pelo site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/CursoPronatecLibras). O curso é promovido em parceria pelas Secretarias de Educação e Assistência Social por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O objetivo do curso é formar profissionais qualificados para desempenhar serviços de tradução e interpretação em libras, a língua brasileira de sinais. Com carga horária de 160 horas, a formação se destina a alunos que tenham concluído o ensino fundamental, com prioridade para pessoas com baixa renda e que são atendidas por algum serviço da Secretaria de Assistência Social (SAS).

Os critérios para seleção dos alunos foram definidos por pontuação de 1 a 12, com peso maior para alunos cadastrados em programas da SAS, seguido pelo público prioritário do Pronatec e renda familiar. A divulgação dos candidatos selecionados será no dia 6 de outubro, pelo site da prefeitura.

O curso inicia dia 10 de outubro e termina dia 23 de dezembro de 2021, na Casa Brasil Sul, localizada na rua Júlia Teixeira Delmonego, 120, bairro João Costa.

Mercado em expansão
O intérprete de Libras pode atuar em quaisquer locais onde a comunicação para surdos seja necessária. Sua atividade se destaca em instituições educacionais como creches, escolas de ensino fundamental e médio e universidades, além dos setores público, político, midiático e empresarial.

Em 2020, a profissão ganhou mais visibilidade com a expansão dos eventos online ocorridos no período de distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus. A profissão é regulamentada pela Lei Federal 12.319/2010.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Comentários no Facebook