** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Primeiro fim de semana do festival foi realizado no distrito de Itaipava, em Petrópolis. Adriano Ruan, de 31 anos, fez sucesso nas redes sociais durante a apresentação da música ‘São Paulo’. Evento volta neste sábado (16).

O intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) Adriano Ruan, de 31 anos, viralizou nas redes sociais ao traduzir a música “São Paulo”, de Anitta com The Weeknd, para a língua de sinais durante o festival Rock the Mountain, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O evento vai entrar no segundo fim de semana de shows no distrito de Itaipava.

A interpretação que viralizou ocorreu domingo (10) e logo começou a fazer sucesso na internet. Adriano contou ao g1 que não imaginava tanta repercussão. Veja vídeo acima.

“Na minha cabeça, é super normal e faz parte da gramática da Libras fazer o que fiz. Mas as pessoas acham bem visual”, disse o intérprete.

A canção da brasileira indicada ao Grammy com o cantor canadense foi lançada no dia 30 de outubro. Na internet, diversas pessoas começaram a mandar mensagem para o Adriano, que também é psicólogo.

Só em uma página do Instagram, até a publicação dessa reportagem, o vídeo tinha mais de um 1,6 milhão de visualizações e mais de mil comentários. Em uma outra página, o vídeo passou de 1,2 milhão de views e também tem mais de mil comentários.

“A maioria dos comentários é dizendo que foi um show à parte. Dois shows em um, e por aí vai”, disse.

Adriano trabalha como intérprete de Libras desde 2012. Ele participa tanto de shows, quanto de festivais. Para ele, não tem diferença quando o assunto é entrega.

“Eu faço essa mesma entrega se for em festival, show ou se for interpretar na padaria da esquina. Eu amo o meu trabalho. Eu faço dos meus trabalhos de interpretação um verdadeiro festival”, afirma.

Da educação à área artística

Adriano Ruan entrou no mundo da Libras por curiosidade e começou como intérprete educacional. Ele trabalhava como tradutor de Libras-português na graduação de pedagogia, e ficou na área da educação por 5 anos.

“Em 2017, criei um canal no YouTube para interpretar músicas diversas. O canal cresceu, foi para 50k de inscritos, percebi que a área da música não era tão trabalhada, não tinha profissional na área. Comecei a postar vídeos interpretando várias músicas. A galera gostou da ideia, então, saí da área educacional e fui para área artística”, conta.

O intérprete contou ao g1 que foi um sonho participar do festival em Petrópolis. Essa foi a primeira vez no Rock the Mountain. “Foi demais, um sonho! Um dia antes da Anitta foi a Pabllo Vittar”, disse.

Neste fim de semana, o festival ocorre nos dias 16 e 17 de novembro e Adriano já está escalado para dar novamente um show em língua de sinais.

Após a interpretação ter viralizado, Adriano disse que o ‘sucesso’ veio de onde menos esperava.

“Já fiz 500 vídeos na esperança de dar bom. O que deu bom foi quando ‘eu botei na boca, na cara e onde quiser’. Veio de onde eu menos esperava”, brincou.

Ele está muito feliz com o sucesso, pois a Libras foi vista, e, com isso, a comunidade surda agradece.

Trabalho durante o festival

No primeiro fim de semana do Rock the Mountain, ele esteve nos três dias, 8, 9 e 10, e se dividiu entre o palco Estrela e Floresta. Ele fez a interpretação também nos shows da Pabllo Vittar , Joelma, Seu Jorge, Letrux, Zeca Pagodinho, Matuê, entre outros.

Mas o que mais gostou de fazer foi da Pabllo Vittar, por ser muito fã.

“Foi uma surpresa pra mim. Quando vi a lista de artista, meu olho brilhou na Pabllo”, disse.
“Tinha uma tela para a gente assistir enquanto fazia a interpretação. Eu fiz a música “São Amores” com esse pensamento: se tudo isso aqui foi sonho eu vou ficar bem put**. A gente fica atrás do palco em uma sala. A sensação era que estava fazendo da sala de casa. Não dava para acreditar que ela estava a uma parede de mim”, disse.

Após o termino do show da artista, no sábado (9), ele não conseguiu tirar uma foto com ela. Mas conseguiu falar com a Pabllo rapidamente e gravou o momento em que ela mandou um beijo para ele. Veja acima.

“Só esse vídeo de quatro segundos que na minha cabeça parece um filme de 2h”, diz.

Durante o festival, Adriano conseguiu tirar fotos com a Letrux, Elba Ramalho, Valeska e Marcus Majella.

Fonte: G1

- Publicidade -