- Continua depois da publicidade -

No dia 04 de fevereiro de 2024 a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora do Carmo será  presidida por Dom Ricardo Hoepers em comemoração  aos 25 anos da Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Curitiba.

A missa será inclusiva para surdos e ouvintes tanto no santuário como também na transmissão realizada pela TV Escapulário no Youtube e da Arquidiocese de Curitiba.

Logo após a Missa haverá um delicioso almoço com bebidas incluídas. Mais informações com Rafael via WhatsApp 41 9505-6860

A História Inspiradora da Pastoral do Surdo

A Pastoral do surdo da Arquidiocese de Curitiba começou há 25 anos atrás. Irmã Nydia, surda, inicialmente reunia a comunidade católica em sua escola Escola Especial para Surdos Epheta.

A irmã contou com a ajuda dos seminaristas André Azevedo e César do Seminário Palotinos, juntamente com a dedicação incansável dos Padres Eugênio, Monsenhor Vicente Burnier (surdo) e Padre Volmir (deficiente auditivo). Pessoas que uniram forças para criar uma experiência única de fé e vivência em comunidade para os surdos.

Rafael Cunha, atual coordenador da pastoral nos contou “os encontros que aconteciam sempre no último domingo de cada mês,  vinham os casais ou jovens surdos que queriam conhecer a palavra de Deus através de LIBRAS que é nossa língua.”

A semente plantada começou a germinar quando seminaristas e membros da comunidade surda começaram a vislumbrar um padre dedicado a atender confissão,  casamento, catecismo e missas com LIBRAS. A  necessidade foi apresentada ao Arcebispo Dom Pedro Fedalto, prontamente ele acolheu a ideia e marcou uma missa na Capela da Escola Epheta. Rafael lembra que “No dia da Missa, ele apresentou um seminarista Ricardo Hoepers que não sabia nada sobre comunidade surda,  nem cultura nem nossa língua! Mas Deus é bom,  ele aprendeu rápido e conseguiu se comunicar com surdos.”

A ordenação do Padre Ricardo foi dia 31 de janeiro de 1999, sendo assim oficialmente iniciou-se os trabalhos com surdos. Ele se dedicou a conhecer mais a comunidade e suas necessidades. O padre realizou uma visita à Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Cascavel. Nessa experiência, a interação com as Irmãs da Pequena Missão para Surdos proporcionou insights valiosos e inspirou ainda mais  o trabalho que poderia ser realizado em Curitiba.

De volta à capital paranaense, a escolha da primeira coordenadora, Elizanete Favaro, marcou o início de uma trajetória repleta de desafios e conquistas. Em 2006, a pastoral recebeu um novo integrante, o Padre Wilson, também surdo, que assumiu a paróquia Nossa Senhora da Ternura.

Rafael se orgulha em dizer “A Pastoral do Surdo tem o objetivo de evangelizar os surdos em todos os lugares, promover a acessibilidade de libras em todas as paróquias onde tiverem os surdos, envolver várias atividades como lazer, religioso , social.”

O servir de tantos voluntários tem sido fundamental para integração dos surdos na igreja com lançamentos de livros de catequese em LIBRAS, a presença de intérpretes em programas de TV religiosos e o aumento de voluntários nas paróquias demonstram o progresso constante.

Desta forma a Pastoral do Surdo há 25 anos escreve uma história de fé, superação e amor, proporcionando um lar espiritual caloroso para a comunidade surda dentro da grande família católica.

Você também pode participar:

Paróquia Bairro Dia Horario
Paroquia Anjo da Guarda São Venâncio, Almirante Tamandaré Domingo 8h
Santuário São José Capão Raso Domindo 10h
Paróquia São José Vila Oficinas Domingo 19h
Paróquia Senhor Bom Jesus Centro Sábado 19h
Missa – Paróquia Nossa Senhora da Ternura Centro Sábado 19h
Paróquia Nossa Senhora da Vitória Boqueirão 1x por mês

Fonte: Arquidiocese de Curitiba

- Publicidade -