- Continua depois da publicidade -

Durante o evento Tech World 2023 da Lenovo, um desenvolvedor de software brasileiro chamado Gabriel subiu ao palco e cumprimentou Yuanqing Yang, presidente e CEO da empresa, usando Libras, a Língua Brasileira de Sinais oficial.

Mesmo sem conhecer a linguagem de Libras, o executivo e todos os presentes no evento entenderam Gabriel perfeitamente, graças à uma nova ferramenta baseada em Inteligência Artificial. Uma câmera capturou os movimentos precisos das mãos de Gabriel enquanto um mecanismo de IA criava uma tradução de texto e voz em tempo real. A barreira linguística de Gabriel se dissolveu quase que instantaneamente.

A nova tecnologia desenvolvida pela Lenovo está preparada para transformar a vida de inúmeras pessoas, entre elas os 2,3 milhões de pessoas no Brasil que são surdas ou com deficiência auditiva.

Esta solução escalável exemplifica o potencial de criação de um novo paradigma baseado em IA para acessibilidade e inclusão. É um privilégio fazer um trabalho tão significativo servindo nossas comunidades no Brasil e entregar a visão de IA da Lenovo para todos.

Hildebrando Lima, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Lenovo no Brasil

A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento construiu a solução de IA para facilitar as interações onde um intérprete de linguagem de sinais pode não estar disponível para aumentar a autonomia e criar conexão.

Invisíveis no cenário do Tech World, os servidores da Lenovo forneceram o poder computacional necessário para executar a IA e interpretar os dados densos capturados enquanto Gabriel assinava uma saudação. Embora a computação em nuvem seja uma opção, os servidores de borda fornecem maior velocidade no local exato em que a IA é necessária.

A demonstração foi parcialmente uma prova de conceito – especialmente a voz de Gabriel gerada pela IA, que foi selecionada por sua própria família entre 13 opções personalizadas – mas a tecnologia subjacente está bastante madura após quatro anos de desenvolvimento. Dezenas de pessoas surdas e com deficiência auditiva que usam Libras já contribuíram com milhares de horas de dados de vídeo anônimos para construir o conjunto de treinamento e avançar a IA.

A próxima etapa é dimensionar o projeto além dos testes internos. Mais pontos de dados serão necessários para implementar uma interface de tradução em escala de linguagem de sinais em tempo real. A equipe está explorando algoritmos de autoaprendizagem e outras tecnologias para acelerar o desenvolvimento, especialmente à medida que a base de usuários e os conjuntos de dados crescem.

A Lenovo também está explorando maneiras de adaptar a solução de tradução a setores específicos da indústria, como finanças ou varejo, já que os conjuntos de dados podem ser mais ajustados e otimizados para fornecer uma experiência de usuário ideal. À medida que a solução se desenvolve e inspira tecnologias mais inclusivas, mais de 430 milhões de pessoas surdas e com deficiência auditiva em todo o mundo poderão sentir o potencial da IA.

Fonte: Tudo Celular

- Publicidade -