** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram
site_127cde6b28648e7d12018322d6f5cf6eA Câmara de Vereadores de Naviraí aprovou durante a sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira, 13 de abril, o Projeto de Lei número 08/2015 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre as diretrizes para política municipal sobre a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas repartições públicas municipais através de campanhas de orientação e dá outras providências.
O referido projeto de lei atende indicação feita pelo vereador Donizete Nogueira (PSDB) apresentada anteriormente para apreciação e votação dos demais vereadores. Donizete afirma que este projeto visa estabelecer diretrizes para a formulação e realização da política municipal sobre o reconhecimento e utilização da LIBRAS nas repartições públicas locais.
– Esta lei ao ser sancionada pelo prefeito facilitará a comunicação das pessoas surdas, além de possibilitar ao poder público firmar convênios de cooperação com instituições voltadas a inclusão da pessoa com deficiência – disse Donizete.
A votação do projeto de lei, que segue para ser sancionada pelo prefeito, foi acompanhada por professores intérpretes, dezenas de surdos e alunos do curso de LIBRAS. Professora da UFGD (Universidade da Grande Dourados), Mariana Dezinho disse que espera que os surdos tenham direito a acessibilidade e comunicação, principalmente na área da saúde, pois sempre que precisam de atendimento eles precisam de alguém da família ou do apoio de alguém.
– A partir do momento que o município passa a ter uma lei orgânica sobre esse tema, nós podemos trabalhar sempre a favor da acessibilidade das pessoas com surdez em Naviraí – esclarece Mariana.
Maria Aparecida Frediani, que há muitos anos atua como professora de LIBRAS em Naviraí, disse que este foi um passo importantíssimo dado em favor dos surdos do município e que aguarda com ansiedade que esta lei seja sancionada pelo prefeito Léo Matos.
– Com as propostas que constam nesta lei sendo colocadas em prática, temos a certeza de que irá melhorar para os surdos e para os intérpretes de Naviraí – finalizou a educadora.
Fonte: http://www.naviraidiario.com.br/ler/Navirai-aprova-lei-para-utilizacao-de-LIBRAS-nas-reparticoes-publicas/23401.html
- Publicidade -