** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Buscando a inclusão social dos surdos através do esporte, a prefeitura vai realizar uma série de ações em parceria com a Associação Petropolitana de Surdos (Apes) neste ano.

O calendário esportivo do município prevê a segunda edição do Campeonato Municipal de Futsal para Surdos no dia 28 de julho e a Copa Imperial de Futsal para os dias 19 e 20 de outubro. O Dia de Convivência para alunos com deficiência que estudam na rede municipal de ensino também está na programação dos Jogos Estudantis Municipais (Jems). Através da prática esportiva, os surdos podem demonstrar sua capacidade à sociedade, fortalecer sua autoestima, entre outros inúmeros benefícios.

Não existem restrições para a prática de atividades físicas dos surdos e nem esportes mais ou menos adequados, apenas adaptações para cada modalidade. Os principais empecilhos são as limitações linguísticas e comunicacionais. Segundo Luciane Cruz, presidente da Apes, o objetivo é expandir a parceria com a prefeitura para outras modalidades além do futsal.

“Pela primeira vez os surdos foram ouvidos. É importante destacar que a Superintendência de Esportes e Lazer tem buscado ouvir quem sabe sobre os interesses e desejos dos surdos, que são os próprios surdos. Desta maneira, vamos tentar ampliar para mais esportes, incluindo ainda mais pessoas nas atividades”, disse Luciane.

No ano passado, foram realizados o I Campeonato Municipal de Futsal para Surdos e a I Copa Imperial de Futsal, reunindo cerca de 250 atletas – somando as duas competições – no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. Em 2017, o município recebeu a Taça Rio de Futsal de Surdos, organizado pela Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro, na Fábrica do Saber.

Dia de convivência no Jems

“A ideia é promover a inclusão social de pessoas com deficiência através do esporte, além de proporcionar mais saúde e qualidade de vida. A prefeitura oferece os jogos estudantis para todos os alunos da rede e por isso o dia de convivência é tão importante, funcionando como ferramenta de inclusão”, explica Clévia Sies, coordenadora de Esportes para Grupos Especiais e Idosos do Instituto Municipal de Cultura e Lazer.

Desde 2017, a prefeitura promove o Dia de Convivência para alunos com PcD que estudam na rede municipal de ensino. O evento deste ano acontece dentro da programação dos Jogos Estudantis Municipais (Jems) em julho. Serão oferecidas aos estudantes atividades recreativas e esportes adaptados, como o tênis de mesa, chute a gol em pares e voleibol para deficientes intelectuais.

Fonte: http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/12141-prefeitura-busca-a-inclus%C3%A3o-social-dos-surdos-atrav%C3%A9s-do-esporte.html

- Publicidade -