Intérprete de Bolsonaro foi alvo de brincadeiras de mau gosto na internet.

Os intérpretes de Libras muitas vezes são alvos de memes e piadas por causa de suas expressões faciais. Com Elizângela Castelo Branco, que tem auxiliado o presidente eleito, Jair Bolsonaro, não foi diferente. As brincadeiras de mau gosto ganharam força no domingo (28/10), após a moça traduzir o primeiro pronunciamento de Bolsonaro na televisão.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 30 milhões de brasileiros sofrem de surdez. O que a maioria não sabe é a importância que as “caras e bocas” de um intérprete tem para essas pessoas. As expressões são características importantes porque marcam a comunicação.

– Nossa voz transparece os sentimentos. Ou seja, se estamos entusiasmados, assustados, felizes, mostramos isso no ato da fala. Mais que palavras, a fala é uma composição inteira. Do mesmo modo acontece com os surdos. Se eles não ouvem nada, eles não sabem qual é o grau de entusiasmo da mensagem. Por isso, para eles as expressões devem ser mais marcantes – explicou a intérprete de libras, Eduarda Medrado para o Pleno.News.

Deficientes auditivos usam a visão como forma de compensar a perda da audição. Tudo o que se quer dizer será melhor compreendido por eles se houver sintonia entre as expressões faciais e a sinais. Há casos em que alguns gestos da Língua Brasileira de Sinais que se referem a quantidade, nem precisam ser reproduzidos, pois o próprio rosto do intérprete já expressa o significado.

Michelle Bolsonaro tem um tio surdo e já mostrou engajada na causa dos deficiente. Tanto que dias antes do segundo turno, em transmissão ao vivo, Jair Bolsonaro se comprometeu com os direitos dos deficientes auditivos em diferentes espaços sociais, como nas empresas, onde faltam intérpretes, e na área da saúde, para quem necessita de tratamento. Na ocasião, ele recebeu um documento da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).

– Quero agradecer à comunidade de surdos, pelo apoio ao meu marido, Bolsonaro, e aos meus amigos surdos que, já há um ano, vêm pensando e planejando uma proposta para a comunidade e, também, para todas as pessoas com deficiência em geral – disse a esposa do presidente eleito.

Fonte: Plano News

Comentários no Facebook