Alerj aprova, em 1ª discussão, PEC que permite a intérpretes de Libras dar aulas nas redes municipal e estadual

Segunda discussão está prevista para a semana que vem. Atualmente, o Tribunal de Contas do Estado não permite que eles acumulem as duas matrículas.

- Continua depois da publicidade -

RIO DE JANEIRO – O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23), por unanimidade em primeira discussão, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a autorização a intérpretes de libras a darem aulas nas redes de ensino público municipal e estadual, com matrículas simultâneas.

A segunda discussão está prevista para a semana que vem.

Atualmente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) não permite que esses profissionais acumulem os cargos.

Segundo o autor da proposta, o deputado estadual Eurico Júnior (PV), esse impedimento reduz a possibilidade de aumento dos vencimentos dos intérpretes de Libras. De acordo com ele, a proposta equipara a situação deles em relação aos demais profissionais da Educação.

“É um sistema linguístico cuja formação profissional deve ser incentivada pelo poder público para viabilizar a comunicação com a pessoa com deficiência e, consequentemente, promover sua inclusão social”, afirma..

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva – mais de 770 mil delas no Estado do Rio.

Fonte: G1

- Continua depois da publicidade -
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock