Ao todo, 24 escolas municipais estão preparadas para atender os 154 alunos com necessidade especial matriculados na rede da cidade.

MINAS GERAIS – A Secretaria de Educação, por meio da coordenação de Educação Especial, organizou diversos cursos, oficinas, palestras e grupos de estudos oferecidos aos pedagogos, professores das Salas de Recursos e monitores de alunos com deficiência.

A professora Flaviana Pinto é uma das profissionais da rede municipal capacitada para receber esses alunos. Em 2019, ela foi professora da Escola Municipal Cônego Paulo Diláscio e atendeu um aluno com deficiência auditiva oferecendo o conteúdo da aula tanto na língua portuguesa quanto na língua de sinais.

Segundo Flaviana, para que essa ação tivesse sucesso, toda a escola precisava ser envolvida. “Grande parte do ambiente escolar conta com a identificação dos espaços em Libras. Além disso, todos os funcionários e alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a língua de sinais”, afirmou a professora que agradeceu o apoio da Prefeitura no auxílio de transportes para passeios que visavam a promoção da língua de sinais e na disponibilização de materiais necessários para adaptação dos espaços.

INCLUSÃO QUE DÁ RESULTADO – Em dezembro de 2019 foi inaugurada a Casa do Professor, na ocasião, Ângela e seus alunos tiveram a oportunidade de apresentar um musical em Libras que consagrou todo o esforço dos alunos e da instituição.

SALAS DE RECURSO – Para melhor atender os estudantes da cidade, a subsecretária de desenvolvimento da educação básica, Elizete Santos, explicou que para cada aluno com deficiência é organizado um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). No qual é traçado uma estratégia de ação específica, que respeita o tempo, as especificidades e as habilidades de cada aluno.

No total, a rede municipal de educação de Mariana conta com nove salas de recursos e nove professores. Dessas salas, sete estão localizadas na sede do município e duas em distritos.

Fonte: https://mariana.portaldacidade.com/noticias/educacao/escolas-de-mariana-contam-com-ensino-de-libras-atraves-de-educacao-inclusiva-2506

Comentários no Facebook