O canal televisivo da Igreja Católica de Montevidéu (ICMtv) transmitirá a partir deste domingo, 19, a Missa dominical na língua de sinais.

Segundo a professora Madilene da Costa, objetivo é tornar o conteúdo acessível às 38 mil pessoas surdas que vivem no Uruguai, aproximando o Evangelho de todos os que sofrem transtornos auditivos.

Para cumprir com essa missão, ela teve que aprender termos específicos católicos com a ajuda de pessoas como o Padre Agustín Yanes Valer, um sacerdote surdo responsável pela Pastoral dos Surdos de Tenerife (Espanha), e Mercedes de Sosa, do Movimento dos Focolares no Paraguai. Aos poucos ela começou a realizar catequeses e interpretar a Missa na Paróquia Santa Elena da Arquidiocese de Montevidéu.

Iniciada no dia 23 de abril de 1961, a transmissão da Santa Missa no Canal 4 é o programa mais antigo da televisão uruguaia, sendo realizado de forma contínua. Em setembro de 2017 as Missas começaram a ser gravadas na capela do departamento de comunicação da Rádio Oriental e outros meios da Igreja local. A equipe de produção conta com quatro técnicos, que cuidam da produção e edição, e duas pessoas encarregadas da produção geral. (EPC)

Fonte: https://www.gaudiumpress.org/content/103089-Igreja-no-Uruguai-transmitira-Missa-na-linguagem-dos-sinais

Comentários no Facebook