Além disso, existe uma pastoral para os surdos que acompanha pessoas em consultas, autoescolas e até na delegacia.

RIO DE JANEIRO – A igreja católica Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro Jardim Paraíba, oferece um curso de Libras para a chamada “comunidade ouvinte”. O objetivo é proporcionar o aprendizado da língua de sinais e ainda expandir inclusão pela cidade. O curso busca reproduzir situações do dia a dia e foca também no mercado de trabalho.

Diversas atividades são realizadas dentro da igreja com objetivo de promover a inclusão. Entre elas, há um atendimento especializado para deficientes auditivos, cedido pela pastoral dos surdos. A Pastoral auxilia essas pessoas em diversas atividades no dia a dia, com acompanhamento em consultas médicas, aulas em autoescolas e até atendimento em delegacias, por exemplo.

O curso de Libras é dividido em três níveis, de acordo com o que apresenta cada pessoa. O curso é ministrado todos os sábados e é lecionado pelo instrutor Wellington Sanglard, que é surdo. Segundo Priscila Rocha, esposa do instrutor, em geral os alunos seguem frequentando as aulas mesmo após o término do curso.

– Nosso interesse é incentivar e ensinar a comunidade a se comunicar com os surdos. No curso, após o nível 3, as pessoas que já terminaram os módulos, permanecem para estar em constante contato com a linguagem. A Libras é uma linguagem como outra qualquer e se não houver prática, as pessoas acabem esquecendo – disse.

Ela ressalta que todo deficiente auditivo, não necessariamente é mudo. Apenas tem uma dificuldade de falar pela ausência da audição. “Na verdade, o surdo não é mudo. Ele não fala pela dificuldade de não estar ouvindo. Ele não tem noção do agudo e do grave, por exemplo”, disse.

Em 2018, 38 alunos se formaram no curso, recebendo certificado de conclusão. A aula inaugural está prevista para o dia 16 de fevereiro, às 13 horas, na sede da Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda. Os horários disponíveis são: nível 1 (13h às 15h); nível 2 (15h às 16:30h) e nível 3 (16:30 às 18h).

Novas matrículas estarão disponíveis no início de 2019. O curso é voltado para a comunidade e o valor da mensalidade é de R$35,00. Para maiores informações, o telefone para contato cedido é: (24) 998232489. Falar com Priscila Rocha.


IFRJ em Pinheiral também oferece curso

O IFRJ campus Pinheiral ofereceu e oferece à comunidade interna e externa um curso básico e gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais) – considerada língua oficial no Brasil, por meio da Lei 10.436/2002, utilizada para a comunicação das pessoas surdas.

O curso no Instituto teve início em 2017, formado por três turmas ao todo. Em 2018 mais de 200 pessoas se inscreveram para o curso “Libras Nível I” e foram selecionadas 50 por ordem de inscrição. As aulas foram ministradas no período de 03 setembro a 17 de dezembro, com carga horária de 42 horas.

A Intérprete de Libras Eliete Guimarães Vasques (Formada em Pedagogia, Pós-graduada em Ensino de Libras, Especialização em AEE – Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva); e Proficiente em Libras pelo Ministério da Educação), afirma que o curso básico visa colaborar na promoção da inclusão social da pessoa surda e promover a acessibilidade linguística aos surdos nos mais diversos contextos: “O curso é um sucesso. Com a implantação da nova lei, a procura pela especialização aumentou”.

Eliete frisou, ainda, que o curso faz com que o profissional em libras se destaque no mercado de trabalho, mas que ainda faltam profissionais na área. O curso conta com aulas teóricas e práticas de conversação. Ao final, o aluno é avaliado. Em 2019 o curso dará continuidade com o seu nível II para aqueles que concluíram o I.

Conteúdo Programático:

Características e Mitos da Língua de Sinais; Aspectos sócio-histórico-culturais da comunidade surda no Brasil e no mundo; Fundamentos da educação de surdos; Parâmetros da língua de sinais; Alfabeto manual e datilologia; Saudações cotidianas e cumprimentos; Pronomes pessoais, interrogativos e demonstrativos; Números Cardinais, Ordinais e Quantidade; Calendário, dias da semana; Advérbio de tempo; Pessoas, famílias e estado civil; Verbos contextualizados e verbos direcionais; Verbos de negação; Tipos de frases em L.S. Em relação ao campus Volta Redonda, ainda estamos no aguardo de um retorno. Assim que nos derem, repassaremos a informação para você.

Fonte: https://diariodovale.com.br/destaque/igreja-oferece-curso-de-libras-em-volta-redonda/

Comentários no Facebook