Nesta quinta-feira comemora-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

A Porto Editora lançou, através do Portal Infopédia, um projeto inédito em Portugal, o primeiro dicionário online de língua gestual portuguesa.

PORTUGAL – Este dicionário permite a surdos e ouvintes pesquisarem palavras e expressões, e cujos resultados são apresentados em Língua Gestual Portuguesa.

Segundo a Porto Editora, este é “o único dicionário de língua gestual portuguesa” disponível online. Esta nova funcionalidade reúne mais de 5300 sinais, todas devidamente acompanhadas de vídeo demonstrativo. A pesquisa é muito simples através do computador, mas também usando qualquer dispositivo móvel.

Através deste projeto, a Porto Editora tem com objetivo proporcionar um apoio mais efetivo que à comunidade de surdos em Portugal – calculada em mais de 100 mil – quer aos familiares, educadores, professores e amigos. Além disso, não menos importante, esta nova funcionalidade pretende contribuir para a efetiva inclusão daqueles cidadãos na sociedade e para a valorização de uma das línguas oficiais do nosso país, a Língua Gestual Portuguesa.

De acordo com o comunicado da Porto Editora, o Dicionário de Língua gestual Portuguesa é o 29º dicionário – e a língua gestual portuguesa é o 11º idioma – a integrar a Infopédia”. Esta base lexicográfica foi lançada há quinze anos e é a maior do gênero na Internet em Portugal.

Visite: Dicionário de Língua gestual Portuguesa

Comentários no Facebook