Os torcedores surdos poderão vivenciar todas as emoções do clássico deste sábado (10), entre Cruzeiro e Atlético, pelo Campeonato Brasileiro, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que passa a fazer parte da comunicação dos telões e televisores do Gigante da Pampulha.
Os vídeos institucionais e comerciais e todas as informações técnicas da partida, descritas pela locutora Pollyana Andrade, serão acompanhados por um intérprete de libras. A iniciativa é uma parceria do Mineirão com a Acessibilliza, empresa especializada em tradução, interpretação de libras e audiodescrição, e patrocínio da Auto Truck.
“O Mineirão é um espaço de e para todos, está respeitando o direito dos surdos, pensando num processo bem equitativo e responsável. Estamos trabalhando com o direto linguístico de pessoas surdas. A pessoa surda pode vir ao estádio, pode saber o que está acontecendo, o que prova que o Mineirão é de todo mundo”, ressalta Tatiana Quites, que fará a interpretação de libras na partida deste sábado.
Além dela, outros dois profissionais vão acompanhar as equipes do Quero Ajudar no auxílio de torcedores cegos e surdos com audiodescrição e libras. O clássico tem previsão de casa cheia, com mais de 60 mil torcedores.
“No Mineirão, afirmamos que a inclusão e acessibilidade são pilares fundamentais para garantir que todos possam vivenciar a emoção do futebol de forma plena. A exibição de Libras no telão do estádio, como parte do projeto #MineirãoDeTodos, reforça nosso compromisso em criar um ambiente onde cada torcedor, independentemente de suas limitações, possa sentir-se unido e integrado. Esta é uma ação que vai além do esporte, promovendo a acessibilidade e o respeito, e fazendo do Gigante um espaço verdadeiramente para todos”, ressalta a gerente de compliance do Mineirão, Amanda Bomtempo.
Fonte: Mineirão