- Continua depois da publicidade -

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com o Instituto de Educação de Surdos do Ceará (ICES), lançou o projeto “Pré-vest: descomplicando as Ciências em Libras, que tem como público as pessoas surdas de todo o Ceará.

O projeto é pioneiro no Ceará com o curso bilingue, contando com um professor e um intérprete de Libras, em aulas no formato híbrido, ou seja, aulas presenciais e remotas.

Até o dia 28 de fevereiro, o projeto recebe inscrições tanto para alunos surdos interessados em realizar o curso, quanto para estudantes de graduação da Uece que queiram ser professores voluntários, como forma de estágio não obrigatório.

O projeto foi lançado considerando a falta de opção de pré-vestibulares bilíngues para o público com surdez, tornando necessário pensar na acessibilidade ao ensino superior de forma efetiva e eficaz, através de um modelo de ensino sustentável que torne o processo seletivo mais justo e concreto.

O objetivo da educação bilíngue para os surdos é oferecer uma situação de aprendizagem dentro de um clima de comunicação efetiva, posto que a Língua de Sinais (Libras) permite a interação e comunicação entre os interlocutores, proporcionando o desenvolvimento dos sujeitos surdos. Sendo assim, a UECE e o ICES pretendem contribuir com a formação dos educandos respeitando suas diferenças linguísticas e culturais.

Clique aqui se você é surdo e está interessado em realizar o curso

Clique aqui se você é estudante de graduação da Uece e deseja ser voluntário no projeto

Fonte: Universidade Estadual do Ceará

- Publicidade -