Com o lançamento de seu novo site, a UFSC Joinville passou a oferecer um novo serviço a estudantes e comunidade em geral: o Atendimento on-line em Libras para pessoas surdas.

Para utilizar o serviço, basta acessar o portal da UFSC Joinville, clicar na parte superior direita no banner “Atendimento em Libras”. Em seguida, a página é direcionada para o WhatsApp web, onde é possível interagir com intérprete de Libras, em português e/ou Libras. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Fora deste período, é possível enviar um vídeo em Libras com as dúvidas e agendar um horário de atendimento.

O atendimento inicial é feito por um intérprete de Libras da UFSC e, quando necessário, este servidor realiza o intermédio com outros departamentos do Campus, por meio de videochamada. As demandas mais frequentes são nas áreas de assistência estudantil e secretaria acadêmica. Esta opção de atendimento foi possível graças à chegada de um novo servidor ao Campus, Grahamhill Moura, intérprete formado em Letras-Libras pela  UFSC, com certificação Prolibras reconhecida pelo MEC. O servidor atua na área da surdez há 30 anos e, além de intérprete, trabalhou como instrutor de Libras para crianças surdas e com múltiplas deficiências nas escolas bilíngues da prefeitura municipal de São Paulo.

Grahamhill comenta que, anteriormente, o site da UFSC Joinville contava com um avatar que prestava um atendimento às pessoas surdas, porém, não era capaz de sinalizar todas as palavras, fazendo apenas uma “soletração”: “Quando cheguei, sugeri maior acessibilidade,  que se colocasse um banner onde, a pessoa surda, ao clicar nele, seria atendida por mim no WhatsApp Bussines, que foi criado especialmente para fazer estes atendimentos. Nele a pessoa surda pode escrever em português ou enviar um vídeo em Libras com as suas dúvidas. É algo novo, que ainda não existe em nenhum site de universidades federais, mas que agora esta disponível no portal da UFSC Joinville”, pontua o servidor.

Assim, Grahamhill e o departamento de Tecnologia da Informação do Campus elaboraram esta ferramenta dentro do próprio site. O banner para acesso segue a identidade visual padrão para este público, o que facilita a identificação do serviço pelo usuário. O objetivo destas iniciativas é incluir digitalmente as pessoas surdas, tornando as informações sobre o ensino e sobre as demais atividades realizadas no Campus totalmente acessíveis. Além do atendimento por Libras, o novo site do Campus também considerou, em seu desenvolvimento, testes de alto contraste e de leitura para facilitar o acesso para pessoas com dificuldades visuais.

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina

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