O grupo de Mídias Digitais da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) criou uma plataforma exclusiva para o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O acesso ao ambiente online é gratuito.

A língua de sinais que vai estudar é a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, que é a usada por comunidades surdas dos centros urbanos do Brasil. É uma língua natural reconhecida como meio legal de comunicação pela Lei 10.436 de 2002. É a partir desta lei que os profissionais da Pedagogia, Fonoaudiologia e das licenciaturas tem a garantia do contato com o ensino da Libras em sua formação: uma vitória grande para esses profissionais, mas principalmente para a comunidade surda que será atendia por eles.

O que você vai receber são informações importantes que com certeza vão lhe ajudar na tomada de decisões caso você encontre em seu percurso profissional pessoas surdas ou outros profissionais que trabalham com pessoas surdas. Portanto, são conhecimentos para seu trabalho, independente dos contatos familiares e profissionais que você possa ou venha ter com pessoas surdas.

Nele, é possível encontrar videoaulas, materiais didáticos e atividades. A proposta é difundir conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos e à cultura surda.

Os interessados devem acessar a plataforma Stoa, onde é possível assistir e fazer o download das aulas. O portal e-Aulas USP, aberto para todos os públicos, também oferece a disciplina para estudo.

O conteúdo é coordenado pelo Professor Dr. Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Comentários no Facebook