- Continua depois da publicidade -

Agendamento e acompanhamento a consultas médicas no SUS e a outros setores públicos, de forma presencial ou a distância, serão alguns dos serviços que poderão ser oferecidos pela central. Proposta, de autoria do vereador Jaime Siunte (PSDB), é baseada na de outros municípios.

SÃO PAULO – A Câmara de Vereadores de Suzano aprovou na quarta-feira (14) um projeto de lei que autoriza a criação da Central Municipal de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A propositura, de autoria do vereador Jaime Siunte (PSDB), se baseia na de outros municípios, como a capital paulista. Entre os serviços que podem ser facilitados pela central, o vereador cita, na justificativa do projeto, o agendamento e o acompanhamento a consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) e a outros setores públicos, de forma presencial ou a distância.

De acordo com o autor do projeto, “a falta da linguagem tem graves consequências para o indivíduo no que se refere ao seu desenvolvimento emocional, social e intelectual”. Além disso, ele afirma que “o objetivo do projeto é garantir atendimento de qualidade a pessoas surdas por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar o acesso aos serviços públicos”.

Segundo o projeto, os profissionais da Central Municipal de Intérpretes de Libras atuarão no atendimento de todos os órgãos da administração pública municipal, nos conselhos tutelares e, a critério da autoridade competente, poderão prestar atendimento em locais como delegacias de polícia, desde que respeitadas as disponibilidades.

A proposta de legislação também estabelece que os profissionais tenham, além de habilidade comprovada em Libras, o ensino médio completo.

Fonte: G1

- Publicidade -