- Continua depois da publicidade -

Algumas semanas atrás, a família comoveu as redes sociais com um vídeo que mostra Bruno se surpreendendo ao ‘sentir’ as cordas vocais da filha. O momento emocionou Roberta, que foi às lágrimas.

“Antes do vídeo, eu falei pra ela: ‘Vou sentir como a Ester ri, coloquei a mão próximo às cordas vocais e me surpreendi. Quando estou bem pertinho dela eu consigo ouvir um pouco, mas eu queria sentir. Daí percebi que a Roberta começou a chorar, mas não tinha entendido”, contou o papai coruja, que mora em Araucária (PR), em entrevista ao Razões.

“Eu antes me via como pai e pensava que não importava se fosse surdo ou ouvinte, não teria problema, mas que desse para se comunicar e que eu me sentiria feliz. Hoje me vejo muito feliz com o jeito dela, com as expressões da Ester. Eu sou um pai muito feliz com a minha filha”, completou.

Bruno e Roberta sabem que quando a filha estiver maior, saberá naturalmente se comunicar com o pai através de expressões e através de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – que a criança já aprende desde pequena.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar)

Construção da família

A mãe de Ester conta que quando conheceu o esposo, não sabia Libras. No entanto, Bruno sabia fazer leitura labial, o que facilitava bastante a comunicação.

No primeiro encontro, ele a chamou para passear, e o papo fluiu. “A gente se virava na comunicação”, lembra Roberta. Aos poucos, o relacionamento foi engatinhando até eles engatarem o namoro e se casarem.

Em casa, eles desenvolveram um criativo sisteminha de luzes para fazerem alertas em caso de urgência ou necessidade.

“Para ele saber se aconteceu alguma coisa comigo no andar de cima ou saber se a Ester está chorando, adaptamos nossa casa”, disse a mãe, que conta com a ajuda da Alexa, que, por comando de voz, ativa as luzes de LED espalhadas pela casa.

Pela cor, Bruno sabe do que se trata: sinal de socorro, alguém batendo na porta de casa ou apenas Roberta o chamando. Incrível, né? 😍

“Eu sinto que minha família representa união e viver sempre em harmonia, sempre pensando em incluir uns aos outros, inclusive nossos animais, como a Moana, que também é surda, e o Bidu, que tem heterocromia (olhos com cores diferentes)”, disse Roberta.

“Também lembro do meu sobrinho, que tem lábio leporino e fenda palatal. Então família pra mim é isso: união, diversidade e inclusão. E no caso, nós 3 – eu, minha filha e meu marido, é o meu porto seguro”, completou.

História linda de uma família maravilhosa!!!

Fonte: Razões para Acreditar

- Publicidade -