Curso EaD de Especialização em Libras está com inscrições abertas

A Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com Polo UAB Paraisópolis, lançou edital para o curso de especialização em libras.

Curso gratuito
Especialização em educação de surdos e ensino de libras

Inscrições: 03 a 28 de fevereiro
– Clique aqui e confira o edital
– Clique aqui e faça a sua inscrição

Dúvidas: (35) 9 8405-8332

Fonte: Prefeitura de Paraisópolis

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Jovem surdo e com paralisia cerebral é aprovado na Universidade Federal pelo Enem

Após a confirmação do resultado, amigos e familiares de Marco Antônio organizaram um “trote simbólico”

A cidade de Catalão entrou em festa neste sábado (8/2) após a aprovação do jovem Marco Antônio Mariano, de 24 anos, no curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Catalão (Ufcat) pelo Sisu. Marco Antônio é surdo e possui paralisia cerebral. Ele fez 491 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.

Marco Antônio é filho de Cléria Martins Lino e Silva e Sandro Roberto da Silva. Segundo seus pais, o jovem sempre se interessou pelos estudos e demonstrou muita força para superar os desafios diários. Desde criança o jovem frequenta a Associação da Comunidade Surda de Catalão, que promove a inclusão e a defesa dos direitos dos surdos.

Após a confirmação do resultado, amigos e familiares de Marco Antônio organizaram um “trote simbólico” na Represa Clube do Povo, em Catalão. A conquista, que sempre foi um sonho para o rapaz, foi muito celebrada por ele e por todos à sua volta.

Marco também já se destaca na programação de jogos digitais. Ele criou um jogo que ensina Libras e seu projeto ganhou destaque na Campus Party, em Goiânia, o maior evento de tecnologia do país.

Fonte: Mais Goiás

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A artista Christine Sun Kim fala sobre a cultura surda e a criação de arte sonora

Antes da exposição, a artista americana radicada em Berlim reflete sobre sua vida, trabalho e sociedade.

Se o papel de um artista é observar e criticar a sociedade à distância, Christine Sun Kim poderia corretamente afirmar que nasceu para essa função: ela é uma mulher surda e com TDAH, além de uma americana de primeira geração que foi expatriada para a Alemanha.

“Muitas vezes me pergunto se minha criação — estar em uma casa de imigrantes, nunca me sentir totalmente confortável em um idioma — me empurrou a olhar mais além do que está além da construção de texto e letras”, diz a mulher de 44 anos por meio de um intérprete, sentada no apartamento em Berlim que ela divide com o marido e dois filhos pequenos. “Neste ponto, também vejo ser uma artista como algo muito divertido, como se estivesse compensando o que não consegui quando era mais jovem.

Nesse caso, Kim deve ter se divertido muito nos últimos 15 anos. Nesse tempo, ela construiu uma prática multidisciplinar que explora o som e a comunicação em nossa cultura empregando uma mistura provocativa de fisicalidade, texto, linguagem de sinais, símbolos, música e humor mordaz. Sua performance Nap Disturbance (2016), por exemplo, envolve fazer barulhos com cadeiras, pratos e outros objetos domésticos que podem despertar uma pessoa ouvinte. Sua série de desenhos “Deaf Rage” de 2018 mede sua ira por indignidades cotidianas como “Motorista do Uber liga em vez de enviar mensagens de texto” e “Receber uma cadeira de rodas no portão de desembarque… e o menu em Braille em restaurantes”.

O Whitney Museum of American Art reconhecerá Kim com uma pesquisa de meio de carreira que será aberta este mês e viajará para o Walker Art Center em Minneapolis em março de 2026. O local do Whitney será uma espécie de retorno ao lar: Kim ajudou a projetar e liderou tours lá em American Sign Language (ASL) antes de se tornar uma artista em tempo integral. Desde então, ela criou um mural para o programa de outdoors do museu, apareceu na famosa Whitney Biennial e se apresentou lá.

Que Kim tenha se concentrado na arte sonora pode parecer contraintuitivo. No começo, ela não gostou. “O som sempre foi algo que eu desconsiderei ou com o qual não me envolvi”, ela diz. “Eu queria mostrar que eu poderia sobreviver neste mundo sem usar minha voz, sem leitura labial.”

Mas ir para Berlim para uma residência em 2008 — e vivenciar ainda outra cultura — expandiu seu pensamento. Ela retornou aos EUA para estudar arte sonora no Bard College e começou a fazer um trabalho espirituosamente incisivo que explorava sua própria experiência vivida.

“Olha, eu não era engraçada quando criança”, ela diz. “Eu me tornei engraçada pela força das circunstâncias da vida.”

Kim nasceu em 1980 em Orange County, Califórnia, de pais ouvintes recém-chegados da Coreia do Sul. Sua mãe e seu pai inicialmente tentaram acessar implantes cocleares para Kim e sua irmã mais velha surda, mas ambos foram rejeitados, o que ela atribui ao racismo e à desigualdade de renda: os clínicos, ela acredita, favoreciam candidatos cujas famílias eram fluentes em inglês e podiam passar horas em terapia da fala toda semana.

O som pode ser uma abstração assustadora. “Sempre que nos mandavam ficar quietos, minha irmã e eu sempre prendíamos a respiração — tínhamos medo de que a respiração fizesse barulho”, ela relembra. “Não sabíamos, o que é engraçado agora. Quanto mais quieto você tenta ficar, às vezes mais hostil é a experiência, como prender a respiração. Tipo, isso é lutar pela sua vida.”

No lado positivo, sua mãe e seu pai aprenderam ASL, diferentemente de muitos pais ouvintes. Quando Kim disse a eles que queria ser uma artista, eles não a desencorajaram. “Acho que foi um pouco de aceitação das circunstâncias que lhes foram entregues, talvez com uma pitada de derrota”, ela diz, acrescentando rapidamente: “Meus pais sempre me disseram que eu posso fazer o que eu quiser”.

Depois de passar vários anos imersa em arte sonora, Kim diz: “Comecei a me sentir sufocada por ela e, honestamente, era tão intangível, e eu estava ansiosa por algo tangível. Eu precisava disso.”

Buscando colocar a mão de volta em seu trabalho, ela começou a desenhar com marcador e então — após uma dica da renomada pintora Amy Sillman, que lhe disse para “apenas criar” — mudou para carvão. “Eu amei a bagunça”, Kim diz sobre a substância notoriamente manchada. “Eu amo como ela deixa marcas. Ela diz, ‘Eu estava aqui, eu estava lá.’ E se você tem que apagar algo, você nunca pode apagá-lo completamente. Isso foi algo que eu aceitei sobre isso.”

Ela tem se mostrado menos receptiva à imprevisibilidade da cerâmica no forno, embora não tenha abandonado totalmente o meio: recentemente, ela fez uma série de cerca de 20 estabilizadores de discos de argila com formatos que lembram sinais de “distorção”.

Kim também mantém uma prática dupla com seu marido, Thomas Mader . Uma exposição de seu trabalho conjunto será aberta na Wellcome Collection de Londres em abril. Foi Mader, que ela conheceu em sua segunda viagem a Berlim, que a atraiu para se mudar para lá. No início do relacionamento, ela ligou um gravador em Nova York e o enviou para ele com instruções para enviá-lo de volta da mesma forma — para capturar o ruído ambiente da viagem de ida e volta — mas nunca para ouvir a gravação, assim como ela não podia. Ela considera isso sua primeira colaboração.

“Sou boba ou estúpida, não sei, da forma como sempre escolho o caminho difícil”, diz Kim. “Sou surda e decidi ser uma artista sonora, certo? Mudei-me para Nova York. Decidi mudar de país. Aparentemente, adoro fazer as coisas do jeito difícil.”

Fonte: Robb Report Brasil

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UFSC abre Processo Seletivo para Profissional Técnico em Libras

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de Profissional Técnico Especializado em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Estão disponíveis uma vaga para o Colégio de Aplicação, em Florianópolis, e uma vaga para o Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE), no Campus de Blumenau.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 14 de fevereiro de 2025, por e-mail, diretamente ao departamento de ensino correspondente. A taxa de inscrição é de R$ 52,13, com possibilidade de isenção para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pertencentes a famílias de baixa renda, conforme os critérios estabelecidos no edital.

Mais informações podem ser obtidas no edital do processo seletivo.

Edital 004/2025/DDP – Técnico Especializado em LIBRAS

Fonte: UFSC

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Prefeitura abre inscrições para cursos gratuitos de Libras

Vagas disponíveis nas turmas de Inglês, Espanhol, Libras e Português para Estrangeiros, nos níveis básico, intermediário e avançado

A Prefeitura de Biguaçu – SC, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Ensino Profissionalizante (CEP), oferece novas vagas para os cursos gratuitos de Inglês, Espanhol, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português para Estrangeiros, nos níveis básico, intermediário e avançado. As inscrições podem ser realizadas por moradores do município, a partir dos 14 anos, no período de 10 a 13 de fevereiro.

Os atendimentos para matrícula ocorrerão no próprio CEP, localizado na Rua Patrício Antônio Teixeira, nº 317, bloco 3, 3º andar, bairro Rio Caveiras, em três horários: das 9h às 11h30, das 13h30 às 17h e das 18h às 20h30.

São solicitados para o cadastro um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. No caso de estrangeiros, também será cobrado o Registro Nacional de Estrangeiros, o Registro Nacional Migratório ou o Passaporte. Menores de idade deverão estar acompanhados pelos pais.

Cada pessoa tem a possibilidade de entrar em até duas turmas. Para se matricular em mais de um curso, é necessário levar cópias da documentação compatíveis com o número de vagas pretendidas. Os turnos das aulas podem ser escolhidos no momento do atendimento.

Alunos interessados em ingressar nos níveis médio e avançado também deverão passar pela prova de nivelamento, que poderá ser aplicada já no ato de inscrição ou em data marcada e comunicada pela unidade de ensino.

O edital nº 007/2025/SEMED, que estabelece os procedimentos e critérios para admissão de novos estudantes nas formações do Centro de Ensino Profissionalizante de Biguaçu no ano letivo 2025, está disponível no site: www.bigua.sc.gov.br, aba Transparência/Editais, ou CLIQUE AQUI para acessar.

Em caso de dúvidas e para mais informações, o telefone para contato com a equipe do CEP é o (48) 3094-4160.

Fonte: Prefeitura de Biguaçu

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Pessoas com deficiência auditiva poderão ter desconto de 60% no IPVA

Começou a tramitar nesta quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 9 de 2025, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), que inclui as pessoas com deficiência auditiva entre as beneficiadas pela redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A proposta altera o artigo 154 da Lei 1.810 de 1997, para que passe a ter a seguinte redação: O IPVA devido por proprietário ou possuidor, com deficiência física, visual, auditiva unilateral total ou bilateral, mental severa ou profunda, Síndrome de Down ou autista, definida no Regulamento, fica reduzido de 60%, relativamente ao veículo automotor que se destine exclusivamente ao seu uso.

“A surdez é considerada uma deficiência sensorial e, portanto, as pessoas com essa condição podem ser elegíveis para a isenção de IPVA. Essa atualização legislativa promove maior equidade, acessibilidade e inclusão social, assegurando tratamento isonômico a todas as pessoas com deficiência no âmbito fiscal e tributário”, afirmou Jamilson.

Fonte: Assembleia Legislativa – MS

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Seduc oferta mais de 500 vagas para curso de Libras presencial e remota

As inscrições para o primeiro semestre serão realizadas de 10 a 14 de fevereiro de 2025.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou a abertura de inscrições para os cursos de Formação em Libras, oferecidos pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). As aulas serão ministradas nas unidades de Teresina e Piracuruca. Os interessados em participar dos cursos no primeiro semestre de 2025 podem se inscrever no período de 10 a 14 de fevereiro de 2025. O atendimento será realizado das 8h às 11h e das 14h às 17h.

São 560 vagas que têm como público-alvo educadores, surdos e comunidade em geral nas modalidades presencial e remota. As modalidades oferecidas são: Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras I), Libras Intermediário (Libras II), Prática de Libras, Libras Avançado /Português (Interpretação Direta) e Libras Kids.

Os cursos remotos serão disponibilizados para Libras I (30 vagas); Libras Intermediário – Libras II (30 vagas); e Prática de Libras (30 vagas).

Os cursos presenciais serão ofertados em Teresina, nos seguintes endereços:

– CAS – Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento a Pessoas Com Surdez, localizado na Av. São Raimundo, 568 – Piçarra, Teresina – PI.

Para os cursos em Libras Intermediário (Libras II), Prática de Libras, Libras/Português (Interpretação Direta);

– Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Matias Olímpio, localizado na Av. Jacob Almendra, 498, Centro Norte, Bairro Porenquanto (Teresina).

Em Piracuruca, serão ofertados os cursos Libras Intermediário (Libras II), Prática de Libras, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Anísio Brito, Av. Coronel Pedro de Brito, 1215, bairro Centro.

Para os cursos Libras Básico, Libras Intermediário (Libras II) e Libras kids.

Iniciantes – Para o curso Iniciação à Libras (Libras I) não haverá teste e as inscrições serão finalizadas após o preenchimento das vagas, sendo disponibilizadas senhas por ordem de chegada na escola, mediante a apresentação de documento com foto e comprovante de residência.

Testes para Intermediários – Os candidatos aos cursos de Libras Intermediário deverão participar de testes presenciais em duas etapas: 1ª prova teórica e 2ª prova prática, de forma remota acontecerá somente com o teste prático, os conteúdos e horários encontram-se no edital.

Os testes acontecem de 17 a 22 de fevereiro de 2025. Após o resultado, os aprovados deverão entregar a documentação exigida, na secretaria do polo escolhido: xerox do RG ou CNH, comprovante de residência e, para professores, declaração da escola.

O início das aulas está previsto para as datas: 17/02 (Cursos sem testes) e 24/02 (Com teste).

Confira as informações sobre os cursos no link INFORMATIVO 2025-1.

Fonte: Governo do Piauí

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Secretaria de Educação abre inscrições para cursos gratuitos de Libras

São mais de 2.100 vagas distribuídas em todo o Estado

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) abre inscrições, na próxima segunda-feira (10), para o curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras) com 2.160 vagas disponíveis. Os interessados em participar poderão se inscrever nas sedes das Gerências Regionais de Educação ou diretamente nas escolas (CLIQUE AQUI e confira os locais), até a quarta-feira (12).

Todas as vagas são para as turmas iniciantes, no nível básico 1. O curso será oferecido em diversas localidades do Estado. As aulas começam no dia 17 de fevereiro e terão uma carga horária total de 60 horas, com duração de cinco meses.

Além dessas vagas, o público atendido no Centro de Apoio ao Surdo (CAS/PE), localizado no Centro de Atendimento Educacional Especializado do Recife (CAEER), no bairro de Casa Amarela, poderão se inscrever nos cursos de Formação para Tradutores/Intérpretes de Libras e na Formação para Instrutores de Libras. As inscrições para esses cursos são realizadas exclusivamente de forma online. (CLIQUE AQUI e acesse o formulário de inscrição).

Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos de idade. O curso de Libras é uma excelente oportunidade para quem busca melhorar a comunicação com a comunidade surda ou até mesmo seguir carreira como tradutor ou instrutor de Libras. Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone (81) 3183.8556.

Fonte: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

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Especialização em Educação de Surdos e Ensino de Libras (EaD) abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em “Educação de Surdos e Ensino de Libras”, na modalidade a distância. As atividades serão realizadas de forma assíncrona e síncrona, por videoconferência, com uso de metodologias ativas de participação e engajamento dos alunos.

São 150 vagas gratuitas distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Belo Horizonte, Juiz de Fora, Cataguases, Paraisópolis e Ponte Nova. As inscrições vão até as 16h do dia 28 de fevereiro. A seleção dos candidatos será feita pela análise dos documentos obrigatórios. Veja no edital.

O público-alvo são professores surdos e ouvintes que atuam na Educação Básica e/ou Superior e que tenham a Libras ou a Língua Portuguesa como língua de instrução. Também podem se inscrever os graduados em outras áreas que sejam proficientes em Libras. A especialização tem como fundamento o respeito à diversidade linguística e o acolhimento de pessoas com surdez, reafirmando o valor da inclusão e da equidade na educação.

De acordo com  a coordenadora, Hadassa Rodrigues, a especialização visa o aprimoramento das carreiras do magistério por meio de conhecimentos teóricos e práticos relevantes para a formação continuada e para a qualificação na área. Além de promover melhorias na qualidade do ensino oferecido nas redes públicas e privadas do país, o curso é mais uma forma de fomentar a educação bilíngue e inclusiva à comunidade surda.

Segundo a professora, os egressos poderão atuar nas funções de docente ou agentes da Educação, em cursos livres, podendo, ainda, exercer atividades nas áreas de assessoria cultural e pedagógica. “Dando continuidade a sua formação específica, o cursista poderá, também, atuar como docente de Ensino Superior e pesquisador na área de Libras”, comenta.

A divulgação do resultado final da seleção será feita no dia 12 de março, a partir das 18h, no site do Cead/UFJF.

Inscrições aqui.

Fonte: UFJF

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IFSul lança edital para seleção de intérpretes de Libras

O processo seletivo busca recrutar bolsistas para apoiar estudantes e servidores com necessidades educacionais específicas, tanto na Reitoria quanto nos câmpus da instituição

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas que atuarão no atendimento educacional especializado e acessibilidade em Libras. A iniciativa busca recrutar profissionais qualificados para apoiar estudantes e servidores com necessidades educacionais específicas (NEEs), tanto na Reitoria quanto nos câmpus da instituição.

As inscrições podem ser feitas até 14 de fevereiro de 2025, por meio do preenchimento de um formulário. Para acessá-lo, clique aqui.  

O processo seletivo é destinado a profissionais com formação e experiência na área de tradução e interpretação de Libras. Os candidatos devem possuir diploma de nível superior ou técnico na área, além de comprovar experiência na função. Também é necessário apresentar documentação comprobatória, incluindo identidade, comprovantes de titulação e experiência profissional.

Os selecionados atuarão como colaboradores externos, desenvolvendo atividades como a produção de materiais didático-pedagógicos acessíveis, tradução e interpretação de Libras, além do suporte em eventos e projetos institucionais. O vínculo não caracteriza relação empregatícia, sendo a remuneração concedida na forma de bolsa de apoio à inclusão para colaborador externo.

A bolsa varia conforme a carga horária, podendo chegar a R$ 6.200,00 mensais para regime de 40 horas semanais. O processo seletivo será regido pelo Edital nº 05/2025.

Para mais informações sobre os critérios de seleção e documentos exigidos, acesse o edital completo aqui.

Fonte: IFSul

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Sessões da Câmara terão intérpretes de Libras

A partir de agora, a comunidade surda poderá acompanhar e entender as sessões da Câmara de Vitória da Conquista. É que a Casa Legislativa contratou, por meio de processo licitatório, quatro intérpretes de LIBRASLíngua Brasileira de Sinais.

Nesta quarta-feira (05), durante a reabertura dos trabalhos, a novidade chamou a atenção do público.

Um tablado e uma câmera exclusiva para as intérpretes já fazem parte do cenário do plenário. Tudo para facilitar a visualização dos surdos, seja presencialmente ou durante as transmissões pelas plataformas digitais e redes sociais da Câmara. Os surdos também ganharam um lugar especial na plateia: as primeiras cadeiras do lado direito, agora estão sinalizadas como “reservadas”.

Renata Lima já trabalhou como intérprete nas sessões dos anos anteriores, durante as falas do ex-vereador Nildo Freitas. Agora, o trabalho foi ampliado. “Ver o surdos tendo acesso a informação é algo que parecia tão distante, mas que está se tornando realidade. Surdos são cidadãos e ninguém é igual ao outro, vivemos em uma sociedade plural, mas em que é garantido o direito de ir e vir. E hoje ver o surdo tendo acesso a toda a sessão da câmara, foi muito prazeroso. A interpretação pra mim é o meu maior prazer, independentemente de onde seja, é o que me traz bolhas no estômago e na câmara então que é a casa do povo é simplesmente indescritível”, disse, explicando que além dela, mais 3 intérpretes irão trabalhar se revezando durante as sessões.

Para Jaqueline França, secretária da Associação de Surdos de Vitória da Conquista e há 15 anos fazendo parte da Comunidade Surda, as questões de acessibilidade precisam ser planejadas: “É importante destacar que, o que surdos precisam é de acesso. E não tem como preparar esses elementos sem um planejamento, sem o tempo definido para tudo estar em seu lugar. Acredito que se outros segmentos adotarem essa reflexão sobre recursos e elementos, poderão promover o bem-estar e a inclusão de pessoas surdas nesses ambientes”.

Ainda de acordo com Jaqueline, que também é servidora da Prefeitura Municipal, a Central de Interpretação de Libras, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, promove todos os anos cursos básicos e intermediários de libras. “Na prefeitura a gente ministra cursos para a comunidade externa e temos previsão para as próximas turmas neste mês de fevereiro. Em breve estaremos postando a data das inscrições no site da prefeitura”, informou.

Após a Sessão, Renata, Rita e Jaqueline concederam entrevista ao programa “Fala Conquista”, da Rádio Câmara, 90.3 FM.

Fonte: Câmara de Vitória da Conquista

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FENEIS oferece curso de Libras 100% online

A Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) do Rio Grande do Sul continua promovendo a inclusão e convida você a conhecerCurso de LIBRAS Online de Conversação.

Este curso, disponível em formato 100% online, oferece uma excelente oportunidade para você aprender e se comunicar com a comunidade surda de maneira eficaz e acolhedora.

Como funciona?

Assista a um vídeo explicativo com áudio que detalha como o curso funciona, os materiais oferecidos, e as etapas para o seu aprendizado. Não importa se você é iniciante ou já possui algum conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, a Feneis oferece três modalidades de curso:

  • Curso de LIBRAS Iniciante / Básico: Ideal para quem está começando do zero e deseja aprender a se comunicar com a comunidade surda.
  • Curso de LIBRAS Intermediário / Avançado: Para quem já possui noções de LIBRAS e quer aprimorar suas habilidades para se comunicar com mais fluência.

Benefícios:

  • 100% online: Flexibilidade total para aprender no seu ritmo, sem sair de casa.
  • Certificado: Ao final do curso, você receberá um certificado reconhecido, que pode ser um diferencial para o seu desenvolvimento profissional.
  • Acessibilidade: Aprenda a se comunicar com a comunidade surda, seja no seu ambiente de trabalho, com a família, amigos ou até mesmo com seus vizinhos.

Não perca essa oportunidade!

Inscreva-se agora e comece a aprender LIBRAS de forma prática e envolvente! Acesse o link abaixo para garantir a sua matrícula:

Inscreva-se agora!

Não deixe passar essa chance de aprender uma nova língua e expandir suas possibilidades de comunicação. A Feneis está aqui para ajudar você a tornar o mundo mais inclusivo!

Fonte: FENEIS

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Prefeitura oferece curso de Libras para profissionais do trade turístico

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), está ofertando um curso básico de Língua Brasileira de Sinais voltado para empresários, empreendedores e profissionais do setor turístico.

O objetivo é capacitar colaboradores de bares, restaurantes, hotéis, agências de viagem, balneários e demais estabelecimentos para melhor atender pessoas, promovendo inclusão e acessibilidade.

Parceria pela inclusão

As aulas, iniciadas nesta segunda-feira (3), estão sendo ministradas na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Esta já é a terceira formação oferecida por profissionais da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), especialmente para trabalhadores do trade turístico. A iniciativa faz parte dos esforços da gestão municipal para tornar o turismo local mais acessível e preparado para receber tanto munícipes quanto visitantes, fortalecendo a inclusão social na cidade.

Um novo tempo para o Turismo

“Estou muito feliz por estarmos proporcionando o primeiro curso de Libras desta gestão. Essa iniciativa é fundamental para tornar o nosso trade turístico mais acessível e inclusivo, além de fortalecer a imagem de Parauapebas como um destino mais acolhedor. Esse tipo de capacitação agrega valor ao atendimento e amplia as oportunidades de negócios para o setor”, destacou a secretária municipal de Turismo, Francisangela Resende.

“Sabemos da importância da Língua Brasileira de Sinais na promoção da comunicação e da cidadania, e queremos garantir que mais pessoas tenham a oportunidade de aprender e se capacitar nessa língua. Nosso compromisso é construir uma cidade mais inclusiva, onde todos tenham voz e acesso aos serviços públicos com respeito e dignidade. Vamos juntos tornar Parauapebas uma referência no turismo, em acessibilidade e inclusão!”, ressaltou o prefeito Aurélio Goiano.

A gestão municipal pretende continuar investindo na capacitação profissional e já planeja a oferta de novos cursos, tanto para trabalhadores do trade turístico quanto para aqueles que desejam ingressar na área. A próxima qualificação prevista será um curso de inglês, voltado para aprimorar a comunicação no setor. Para acompanhar as novidades e não perder as próximas oportunidades, fique atento aos canais oficiais da Prefeitura de Parauapebas e da Semtur.

Fonte: Prefeitura de Parauapebas

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MEC lança formação em educação bilíngue de surdos

Edição 2025 do programa Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi divulgada em webinário nesta segunda-feira (3) pelo canal do MEC no YouTube. Respeito às diferenças linguísticas é destaque

Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) — realizou um webinário para divulgar a edição de 2025 do programa Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (Renafor). Ele é destinado à formação de professores e outros profissionais em educação bilíngue de surdos em todo o território nacional e desenvolvido em regime de colaboração entre a Secadi e as instituições federais de ensino superior. O evento foi transmitido no canal do MEC no YouTube.

No webinário, a coordenadora-geral bilíngue de Educação Básica e Educação Superior, da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), Marisa Lima, informou que a Lei nº 14.191/2021 inseriu a educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, como uma modalidade de ensino independente — antes era incluída como parte da educação especial. Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda.

“A Renafor é uma política alinhada diretamente com a nova LDB. O artigo 60-A fala exatamente sobre o que é a educação bilíngue de surdos, o que são a comunicação e a oferta da educação bilíngue de surdos com ênfase na alfabetização de crianças surdas, educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas”, explicou.

Já o artigo 60 B, de acordo com Lima, trata da educação bilíngue de surdos para assegurar a esse público materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas em nível superior. A coordenadora ainda destacou que a formação e a qualificação de professores e profissionais da educação em uma perspectiva bilíngue estão amparadas em três eixos: a língua, a identidade e a cultura surda.

Investimento – Em 2024, a Renafor recebeu o investimento de R$ 4,8 milhões, sendo R$ 2,4 milhões descentralizados e destinados a 19 instituições federais de ensino superior para a oferta de 5.725 vagas voltadas à formação de professores e profissionais que atuam com o público-alvo da educação bilíngue de surdos. O saldo restante foi destinado para o pagamento de bolsas referentes aos cursos firmados em 2024.

Em 2025, o objetivo é ampliar a oferta do programa, garantindo a continuidade e o crescimento progressivo. De 2023 para 2024, houve 64% de ampliação no orçamento destinado à Renafor/Educação Bilíngue de Surdos, ação que possibilitou o aumento do número de parcerias entre a Secadi/MEC e as instituições federais de ensino superior: em 2023, dez cursos foram ofertados, enquanto em 2024 esse número subiu para 19.

Fonte: Ministério de Educação

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Pastoral do Surdo disponibiliza curso em Libras

Comunidade Éfata atua no bairro de Campinas, em Goiânia

Em Goiânia, a Pastoral do Surdo Éfata faz um trabalho para que a palavra de Deus chegue à vida das pessoas com surdez. O Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no setor Campinas, é referência na capital de Goiás em celebração dedicada ao surdo. Além disso, a pastoral age também como mediadora para que o surdo consiga se inserir na comunidade, sendo o seu papel principal traduzir a missa. No momento, a pastoral está com curso de Libras em aberto.

Para a intérprete responsável pelo curso de Libras da Igreja Matriz de Campinas, Lucivânia Chaveiro, a comunicação por sinais é um ato de amor. “Poder desenvolver esse ofício há duas décadas é atuar com o coração. Pois, dentro da igreja poder capacitar cada vez mais pessoas em libras e gerar pessoas capacitadas para amar o próximo”, conta Lucivânia.

A Silvia Vaz é uma das professoras surdas mais antigas da pastoral, e ela é apaixonada pelo que faz. Com a intérprete do lado, a professora disse por meio dos sinais que, cada vez que uma turma nova é formada, ela fica muito feliz por partilhar o conhecimento. “Sempre queremos abrir novas turmas para ensinar cada dia mais, para que tenhamos muitas pessoas dialogando por meio dos sinais”, disse Silvia por meio da intérprete.

As inscrições para o curso básico de libras da Pastoral de Surdos Éfata Goiânia estão com as inscrições abertas. Para se inscrever, basta ir até a Secretaria Paroquial da Igreja Matriz de Campinas, e preencher um formulário. O investimento em conhecimento é de R$120 reais, incluso todo o material didático, já a mensalidade é de R$50 reais. Com aulas a partir das 14h30 até às 16h30, aos sábados, com exceção de feriados.

A Bíblia no fortalecimento da Língua de Sinais

Já se reconheceu que a Língua Brasileira de sinais é tão complexa como qualquer outra língua, por suas variações de sinais e expressões. A comunidade surda tem alcançado, ao longo dos anos, maior espaço na sociedade.  Entretanto, mesmo que muitos passos tenham sido dados rumo à educação inclusiva, ainda há muito o que se fazer.

O Censo de 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) identificou cerca de 9,5 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil. Para conseguirem se comunicar com ouvintes, os surdos precisam de apoio de um profissional, de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

Com grande movimentação de pessoas, as igrejas estão fazendo a diferença e incentivando a tradução e interpretação durante as missas. Portanto, se faz cada vez mais necessário profissionais de Libras qualificados e que tenha vínculo religioso, para além de interpretar, ter um relacionamento presente com a comunidade surda cristã.

Fonte: Pai Eterno

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Profissionais da UPA utilizam Libras para garantir comunicação com pacientes surdos

Chegar em um serviço de saúde em um momento de dor e não conseguir se comunicar com os profissionais que podem prestar assistência é um problema enfrentado por muitas pessoas surdas ao buscar atendimento médico. Essa barreira na comunicação pode até mesmo dificultar diagnósticos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas, da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, essa realidade está mudando. No serviço, alguns profissionais atuam como facilitadores, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para garantir acessibilidade e a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde e pacientes com deficiência auditiva.

Maria das Dores Pontes, coordenadora de Recursos Humanos da unidade, é uma das facilitadoras. Ela começou a aprender Libras na igreja em que ela frequenta e passou a utilizar em seu local de trabalho para facilitar o atendimento de pacientes surdos. “Apesar de não ser intérprete profissional, eu fiz um curso aqui mesmo na UPA e consigo dialogar para fazer esse apoio. Quando chega um paciente surdo no acolhimento, a equipe já identifica e me chama ou algum outro colega que também conhece a linguagem de sinais para fazer essa ponte”.

Assim como Maria das Dores, outros profissionais da UPA passaram pelo curso de Libras promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do projeto ‘Mãos que Multiplicam Saúde’. Na capacitação, eles tiveram a oportunidade de aprender termos específicos da área de saúde para identificar alguns sintomas dos pacientes.

Atualmente, vários profissionais atuam como facilitadores na unidade, a exemplo da auxiliar de farmácia Valéria Cristina. “É muito gratificante porque eu posso ajudar uma pessoa a receber algo básico, que é um atendimento de saúde. E muitas vezes essas pessoas ficam excluídas da sociedade por não encontrarem pessoas aptas a se comunicarem com elas. Então eles ficam muito felizes quando sabem que aqui na unidade tem um intérprete e acabam falando, também, para outras pessoas surdas”, disse.

Para o maqueiro Fábio Soares, facilitar o contato dos pacientes surdos com os outros profissionais durante o atendimento tem um significado especial, pois ele tem uma irmã com deficiência auditiva. “Eu vejo a dificuldade que minha irmã tem em se comunicar em unidades de atendimento ou estabelecimentos comerciais e tento me colocar no lugar dela. Então, eu sempre procuro ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo”, contou.

Atendimento – O atendimento em Libras na UPA de Cruz das Armas acontece desde o acolhimento. Quando a equipe identifica que o paciente possui deficiência auditiva, aciona algum dos profissionais facilitadores que esteja de plantão para acompanhar todo o processo de atendimento, desde a classificação de risco até a alta médica.

“A unidade já se tornou até uma referência para pessoas surdas de vários bairros da cidade. Quando necessitam de atendimento de urgência, procuram a UPA Cruz das Armas, porque sabem que aqui terão esse apoio. A presença desses profissionais que atuam como facilitadores contribui para um diálogo mais claro e humanizado, reduzindo a insegurança dos pacientes e fortalecendo a confiança na equipe de saúde”, afirmou Roberta Barros, diretora-geral da unidade.

Libras Além da UPA Cruz das Armas, outros serviços da rede municipal de saúde oferecem atendimento acompanhado por intérpretes de Libras para as pessoas surdas. A assistência para este grupo faz parte do projeto ‘Mãos que Multiplicam Saúde’, que tem o objetivo de garantir a acessibilidade no atendimento clínico de usuários com deficiência auditiva.

Fonte: Prefeitura de João Pessoa

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Inscrições abertas para intérpretes de Libras com atuação em eventos da Fundarpe

Inscrições estarão abertas de forma contínua até o dia 30 de janeiro de 2026

O Governo de Pernambuco abriu Credenciamento para Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender em eventos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe). As inscrições estarão abertas de forma contínua até o dia 30 de janeiro de 2026 no site do Mapa Cultural de Pernambuco.

Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos de idade, residir em território nacional e possuir formação, habilitação, atuação profissional e/ou conhecimento técnico comprovados em libras.

A previsão é de que o primeiro resultado preliminar seja divulgado no próximo dia 7 de fevereiro. Os profissionais habilitados neste primeiro resultado terão a ordem de convocação definida em sorteio, que será realizado no dia 18 de fevereiro, no canal do Youtube do Cultura PE.

Segundo o Governo de Pernambuco, o intérprete recebe R$ 240 por hora para atuar em espetáculos, shows, cinemas e similares. Já em palestras, oficinas, seminários, congressos, e similares o valor pago é de R$ 192 por hora, com carga horária máxima de seis horas por dia nos dois tipos.

Para informações, dúvidas e outros esclarecimentos sobre a documentação exigida no edital, o contato deve ser feito pelo e-mail contactacaofundarpe@gmail.com ou pelo telefone/WhatsApp (81) 3184-3015, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: CBN Recife

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Vereador propõe Libras como disciplina obrigatória para guardas civis

Marcos Fontes sugere inclusão de Libras no treinamento dos Guardas Civis Municipais para garantir acessibilidade e melhorar a comunicação com cidadãos surdos

O vereador Marcos Fontes (PP) apresentou uma indicação para que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) seja incluída como disciplina obrigatória no curso de formação dos Guardas Civis Municipais (GCMs) de São Caetano do Sul – SP. A medida visa garantir maior acessibilidade e facilitar a comunicação com pessoas surdas ou com deficiência auditiva, promovendo uma maior inclusão na prestação de serviços públicos.

Em sua justificativa, Marcos Fontes destacou a importância da comunicação eficaz para melhorar o atendimento da GCM à população. “A GCM desempenha um papel fundamental na segurança pública, no atendimento em emergências, na orientação e na mediação de conflitos. No entanto, a falta de conhecimento em Libras pode criar barreiras significativas, dificultando a comunicação com cidadãos surdos e comprometendo a qualidade do serviço prestado”, afirmou o vereador.

Inclusão e formação para uma segurança mais acessível

Fontes ressaltou que a capacitação dos guardas municipais em Libras não só promoveria a sensibilidade e a competência dos profissionais, mas também alinharia a atuação da corporação com valores éticos e sociais essenciais para a pluralidade social. A proposta visa a qualificação dos agentes, enfatizando o papel do poder público na promoção da acessibilidade e inclusão, como preveem as normativas legais.

Por fim, Marcos Fontes afirmou que a introdução dessa disciplina seria um avanço significativo na qualificação profissional dos agentes de segurança e no fortalecimento da cidadania ativa e participativa: “A introdução dessa disciplina no currículo dos GCMs representaria um avanço significativo na qualificação dos agentes de segurança pública e no fortalecimento de uma cidadania ativa e participativa”, concluiu.

Fonte: ABC do Abc

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IFPR lança edital para cadastro de reserva de tradutores e intérpretes de Libras

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) publicou o Edital nº 31/2025, destinado à formação de cadastro reserva de bolsistas tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (TILSP) e cuidadores (apoio escolar) para atendimento aos 26 campi da instituição. As cargas horárias dos bolsistas variam entre 20h e 40h, conforme as necessidades de cada campus.

O Edital nº 31/2025  não configura concurso público ou processo seletivo simplificado, seu objetivo é a seleção e o recrutamento de colaboradores externos qualificados para o atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas, mediante pagamento de bolsa.

Os bolsistas TILSP serão responsáveis pela comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, pelas atividades didático-pedagógicas e culturais em Libras e Português, entre outras. Os bolsistas na função de cuidador (apoio escolar) deverão dar apoio nas atividades de alimentação, locomoção, higiene e outras rotinas diárias dos estudantes.

O valor das bolsas varia de acordo com a função e a carga horária semanal:

  • TILSP (30h): R$ 3.200
  • TILSP (20h): R$ 2.134

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail conapne.proens@ifpr.edu.br.

Edital 31/2025 – Seleção de bolsistas para formação de cadastro reserva de profissionais colaboradores externos – Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Cuidador (Apoio escolar)

Cronograma

Etapa Data
Inscrições até 7/2/2025, exclusivamente por formulário online
Avaliação dos documentos de 10 a 14/2/2025
Resultado preliminar 17/2/2025
Prazo para recursos 18/2/2025
Resultado final 21/2/2025

Fonte: IFPR

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SEDPcD abre novas turmas para Curso de Libras on-line com professores ao vivo

Capacitação gratuita tem vagas limitadas; professores surdos realizam aulas ao vivo em plataforma on-line

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) inicia nesta segunda-feira (3), às 10h, as inscrições para uma nova edição do Curso Básico de Libras, on-line e gratuito. Nesta etapa, serão oferecidas 1.120 vagas distribuídas em 16 turmas, com opções de aulas às segundas, quartas e sextas-feiras; às terças e quintas-feiras; ou aos sábados. As aulas começam no dia 8 de fevereiro e serão conduzidas ao vivo por professores surdos.

O curso terá carga horária total de 40 horas. Para participar, basta selecionar uma das turmas disponíveis. Não é necessário se inscrever em mais de um formulário, pois não há sorteio. Após o preenchimento correto de todas as informações, o aluno recebe por e-mail todas as instruções para a realização das aulas.

Pessoas a partir de 18 anos podem se inscrever, tendo como requisito o uso de câmera na plataforma de aulas, ministradas pelo Zoom. Para a conclusão do curso, é necessária a frequência em pelo menos 75% das aulas e média final superior a 5,0 nas atividades.

A iniciativa visa capacitar pessoas sem deficiência auditiva para se comunicarem em Libras e estejam habilitados a se comunicar com as mais de 592 mil pessoas surdas no estado de São Paulo, de acordo com estimativa do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Mais informações no site

O conteúdo contempla os seguintes temas: O que é libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

Serviço – Inscrições para o Curso de Libras Básico de Fevereiro / 2025

Formulários de inscrição por turma serão abertos ao público em 3 de fevereiro, às 10h, no site da Secretaria.​

Fonte: Governo de São Paulo

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Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferta 210 vagas para cursos gratuitos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS) Professora Joelina Cerqueira.

As matrículas começam na segunda-feira (3), e prosseguem até quinta-feira (6), a partir das 8h, na sede do CAS, na Rua Ernesto Gomes Maranhão, na Jatiúca. As vagas são para o curso Básico I – nível iniciante.

Os interessados devem apresentar, no ato da inscrição, originais e cópias do RG e CPF e ainda deve ter no mínimo 15 anos completos. Para menores de idade, a matrícula deve ser obrigatoriamente realizada pelos pais ou responsáveis legalmente reconhecidos. A matrícula pode ser feita por procuração, de próprio punho, com assinatura conforme documento oficial, RG e CPF do aluno e do procurador.

De acordo com a gestora geral do CAS, Flávia Barbosa, as aulas terão início a partir de 17 de fevereiro. “O curso é uma vez por semana, de fevereiro até julho, perfazendo uma carga horária total de 60h”, explica Flávia.

Serviço 

O CAS Professora Joelina Cerqueira, que celebra 19 anos de funcionamento este ano, além da oferta de cursos básicos de Libras I e II para a comunidade em geral, também disponibiliza formação para professores de todas as redes de ensino e atendimento especializado para alunos surdos.

Fonte: Governo de Alagoas

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‘A mesma sintonia do cantor’: intérprete de Libras fala sobre o trabalho de traduzir os hits do Planeta

Língua Brasileira de Sinais é uma das principais formas de comunicação para a comunidade surda. Em eventos como shows, por exemplo, existe também o desafio de trazer a energia do artista.

Traduzir os hits do Planeta Atlântida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi a tarefa de Lucas Terras e Liene Miranda. Enquanto adaptavam as letras para que as pessoas com deficiência auditiva pudessem aproveitar os shows, a dupla também se empolgou e dançou junto.

“A gente tá na mesma sintonia que o cantor”, disse, ao g1. Lucas e Liene integram a All Dub, empresa especializada no serviço. Assista o vídeo aqui.

A equipe faz a tradução que, durante os shows, vai aparecer nos telões e nas transmissões. “A gente recebe o material, nós nos apropriamos, nós estudamos as músicas e nós desenvolvemos um trabalho trazendo a inclusão através da música com a sinalização em libras. Portanto, a gente leva a acessibilidade, que o surdo consiga entender o que está sendo cantado através da sinalização”, explicou Lucas.

A Língua Brasileira de Sinais é oficializada, no Brasil, pela Lei 10.436/2002, sendo uma das principais formas de comunicação para a comunidade surda. Em eventos como shows, por exemplo, existe também o desafio de acompanhar o artista e trazer a energia do artista.

“A energia da pessoa que está cantando, ela é emanada e a gente recebe, não tem como ficar parado em uma interpretação, como se fosse em ambiente jurídico ou outros assuntos, a gente está na mesma sintonia que o cantor”, garante Lucas.

Fonte: G1

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Bolsa Atleta 2025 abre inscrições amanhã (03/02)

O edital foi publicado na última sexta-feira (31)

O Ministério do Esporte anunciou a abertura das inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2025, marcando um momento importante para o cenário esportivo brasileiro. A partir da próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, atletas de diversas modalidades terão a oportunidade de se candidatar a este importante apoio financeiro, que visa fortalecer o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no país.

edital, publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira, 31 de janeiro, estabelece um período de inscrições que se estenderá até 24 de fevereiro. Este programa, reconhecido como o maior de patrocínio individual ao esporte em escala global, promete continuar seu legado de fomentar talentos e proporcionar condições adequadas para que os atletas brasileiros possam se dedicar integralmente aos treinamentos e competições.

Categorias e beneficiários do programa

O Bolsa Atleta 2025 abrange uma ampla gama de categorias. As categorias contempladas incluem:

  1. Base
  2. Estudantil
  3. Nacional
  4. Internacional
  5. Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica

Uma novidade importante é a manutenção da extensão do benefício para grupos específicos:

  • Atletas gestantes
  • Atletas puérperas
  • Atletas surdos
  • Guias e auxiliares do esporte paralímpico

Processo de seleção e critérios

A seleção para o Bolsa Atleta 2025 é feita com base no desempenho dos atletas ao longo do ano de 2024. Este critério assegura que o programa reconheça e recompense o desempenho recente dos esportistas, incentivando a constante busca pela excelência.

A expectativa é que a lista de contemplados seja divulgada entre os dias 22 e 24 de abril, proporcionando aos atletas selecionados a tranquilidade necessária para planejar suas atividades futuras com o suporte financeiro garantido.

Impacto e importância do programa

O ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou a importância do Bolsa Atleta como um instrumento fundamental para o desenvolvimento esportivo nacional. Segundo ele, o programa não apenas oferece suporte financeiro, mas também reafirma o compromisso do governo com o fomento ao talento e à dedicação dos esportistas brasileiros.

“Esse novo ciclo do Bolsa Atleta reafirma o compromisso do Governo Federal e do presidente Lula com o fomento ao talento e a dedicação de nossos esportistas. Com o Bolsa Atleta, garantimos que nossos esportistas tenham as condições necessárias para treinar, participar de competições e representar o Brasil da melhor forma possível, seja em torneios nacionais ou nos grandes palcos internacionais, como os Jogos Pan-Americanos e Olímpicos”, pontuou Fufuca.

A secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, enfatizou o papel do Bolsa Atleta na evolução dos esportistas, desde as categorias de base até o alto rendimento. Ela destacou a expectativa de ampliar o atendimento, assegurando que um número crescente de atletas possa se dedicar às suas modalidades com maior estrutura e estabilidade.

Modalidades contempladas

O programa abrange uma vasta gama de modalidades esportivas, incluindo:

  • Modalidades olímpicas
  • Modalidades paralímpicas
  • Modalidades surdolímpicas

Essas modalidades são supervisionadas por organizações internacionais, como o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e o Comitê Internacional de Desportos para Surdos (ICSD). No Brasil, a gestão é realizada por entidades associadas ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e à Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS).

Mais informações sobre o Bolsa Atleta

Completando duas décadas de existência, o Bolsa Atleta se consolidou como um pilar essencial no apoio aos atletas brasileiros. O programa não se limita apenas a fomentar a conquista de medalhas, mas desempenha um papel fundamental na transformação de vidas e na promoção da inclusão social através do esporte.

Ao garantir condições mínimas para que os atletas se dediquem exclusivamente aos treinamentos e competições, o Bolsa Atleta contribui significativamente para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil. Este suporte abrange desde competições locais até eventos de grande porte, como campeonatos sul-americanos, pan-americanos, mundiais, olímpicos e paralímpicos.

Procedimentos e Responsabilidades dos Beneficiários

O edital do Bolsa Atleta 2025 não apenas estabelece os critérios para a concessão do benefício, mas também delineia procedimentos importantes para os atletas contemplados:

  1. Formas de inscrição
  2. Prazos para submissão de documentos
  3. Diretrizes para prestação de contas dos recursos recebidos
  4. Requisitos para relatar os resultados esportivos alcançados

Estes procedimentos visam garantir a transparência e a eficácia do programa, assegurando que os recursos sejam utilizados de forma adequada e que os objetivos esportivos propostos sejam alcançados.

Fonte: O Bolsa Família

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Influenciador surdo conhece trabalho de pesquisa e preservação em Fernando de Noronha

Além de visitar pontos turísticos da ilha, ele acompanha atividades do Projeto Golfinho Rotador. ‘Noronha tem uma paisagem incrível’, diz.

Para mostrar como aproveitar Fernando de Noronha sem ouvir os sons da natureza, o Projeto Golfinho Rotador recebeu o ator e influenciador Gabriel Isaac, que é surdo. O convidado acompanha o trabalho de pesquisa e preservação realizado na ilha (veja vídeo).

Gabriel, que também é palestrante, visitou as praias e os pontos turísticos de Noronha. Nesta quinta (30), acompanhou o monitoramento dos golfinhos, no Forte dos Remédios. Ele vai fazer, ainda, um passeio de barco com as crianças que participam das Férias Ecológicas.

De acordo com o ator e influenciador, a falta de audição não atrapalha a percepção das belezas da ilha.

“O som não é uma limitação. Tenho acesso ao visual, ao cheiro e ao vento, tenho outras percepções. Isso já impacta a minha vida. Quando vejo água do mar e sinto o sal e tudo que tem o oceano, isso vale muito. Noronha tem uma paisagem incrível”, disse Gabriel Isaac.

Ele também falou sobre o trabalho do Projeto Golfinho Rotador. “Conhecer esse projeto, a vida marinha e a biodiversidade tem sido incrível”, declarou o visitante.

Segundo o oceanógrafo José Martins, coordenador do Projeto Golfinho Rotador, receber um visitante com necessidade especial é importante.

“Essa visita abre um leque de opções. Entender as dificuldades que uma pessoa surda tem ao conhecer Noronha é uma forma de nos indicar ações. É uma lição para que a gente possa buscar um público diverso”, declarou José Martins.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil tem cerca de 10 milhões de pessoas surdas.

Libras

Gabriel Isaac afirmou que é primordial que Noronha tenha pessoas habilitadas a usar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre outras ações.

“As pessoas podem aprender a comunicação básica na língua de sinais. É possível também se comunicar escrevendo e com gestos, mas os locais turísticos podem ser mais acessíveis, não só nas questões arquitetônicas”, indicou Gabriel.

O influenciador falou que as pessoas surdas têm dificuldades em Fernando de Noronha e em outros pontos do Brasil. Ele acredita que a inclusão de legendas em vídeos pode ajudar. A locução também pode auxiliar pessoas com outras necessidades especiais.

Com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, Gabriel Isaac declarou que vai divulgar que Fernando de Noronha é um local que pode ser visitado, apesar de algumas limitações.

“Vou destacar que Noronha não é só turismo de praia, a ilha tem uma área ambiental importante e um trabalho de preservação da biodiversidade”, contou o influenciador.

Projeto

Desde 1990, o Projeto Golfinho Rotador realiza trabalho de monitoramento e conservação dos cetáceos em Fernando de Noronha, com apoio do Programa Petrobras Socioambiental.

Além das ações de pesquisa, a ONG incentiva o surfe entre os jovens, grupo de maracatu e desenvolve atividades na Escola Arquipélago e no Centro Integrado Bem-Me-Quer.

Fonte: G1

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Central de Libras garante acessibilidade a gestantes do Hospital da Cidade

Com a mediação de uma intérprete de Libras, uma paciente surda teve ajuda para se comunicar com a equipe médica

Em mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Hospital da Cidade (HC) segue trazendo atendimento humanizado para os pacientes. Desta vez, pela Central de Inclusão e Acessibilidade (CIAL), através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na noite desta terça-feira (28), o HC recebeu a paciente Elaine Santos Bezerra, de 38 anos, que é surda, e que passou por um parto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro do Benedito Bentes, parte alta da cidade e foi transferida para o HC.

A paciente teve uma ajuda especial para se comunicar com a equipe através da intérprete de libras da SMS, Gilmara Farias, facilitando assim o atendimento para mãe e filho. “A Central de Inclusão e Acessibilidade da SMS foi acionada para dar suporte no atendimento da Elaine. Estamos aqui para acompanhar mãe e filho e ser a ponte para comunicação entre paciente e equipe, promovendo mais uma vez a acessibilidade e a humanização no atendimento”, explica Gilmara, responsável pelo CIAL.

“O serviço de