Documentário da Apple TV+ resgata histórica revolta estudantil surda nos EUA

Novo documentário dirigido por Nyle DiMarco e Davis Guggenheim amanhã, 16, na Apple TV+, retratando a luta civil de universitários surdos.

“Deaf President Now!”, novo documentário dirigido por Nyle DiMarco e Davis Guggenheim, estreia nesta sexta-feira, 16, na Apple TV+ com a missão de jogar luz sobre uma das mais importantes — e menos conhecidas — lutas por direitos civis nos Estados Unidos: a revolta dos estudantes surdos da Universidade Gallaudet, em 1988.

Durante oito dias intensos, os corredores da única universidade do mundo exclusivamente dedicada a surdos se tornaram palco de uma mobilização que mudaria para sempre a representatividade da comunidade surda.

O motivo? A escolha de uma presidente ouvinte para liderar a instituição, contrariando a expectativa dos alunos, que esperavam enfim ver uma pessoa surda no cargo.

A revolta

Fundada por Abraham Lincoln, Gallaudet era há mais de um século um símbolo de educação para surdos — mas jamais havia sido liderada por um deles. Em março de 1988, ao anunciar Elisabeth Zinser, uma mulher ouvinte que sequer dominava a Língua de Sinais Americana (ASL), como nova presidente, a administração da universidade provocou indignação. A resposta dos estudantes foi imediata: protestos, paralisações e um movimento que ecoou nacionalmente.

Do caos emergiram quatro figuras centrais: Greg Hlibok, recém-empossado presidente do grêmio estudantil; Jerry Covell, o radical apaixonado pela causa; Bridgetta Bourne-Firl, feminista dividida entre a representatividade de gênero e a surdez; e Tim Rarus, negociador que inicialmente tentava atuar dentro do sistema.

Inclusão

O documentário é fruto de uma produção minuciosa e inclusiva. DiMarco, que é surdo de quarta geração, trabalhou lado a lado com Guggenheim (de “Uma Verdade Inconveniente” e “STILL: A Michael J. Fox Movie”) para construir uma obra que respeitasse a perspectiva surda não apenas nos temas, mas também na linguagem cinematográfica.

Grande parte das entrevistas foi conduzida em ASL, a língua de sinais norte-americana, e a edição bilíngue (ASL e inglês) foi pensada para manter a integridade da expressão original dos participantes.

O conceito de “Deaf POV” (ponto de vista surdo) foi criado para mergulhar o espectador no modo como pessoas surdas percebem o mundo: com vibrações, silêncios e estímulos visuais como “ruído visual” — sons captados como imagens, como o tremor de uma porta ou o estalo de um subwoofer.

A trilha sonora, assinada por Marco Beltrami e Buck Sanders, explora sons não convencionais, como feedbacks de aparelhos auditivos e metais vibrando, em uma tentativa de traduzir sensorialmente o universo da surdez para ouvintes.

Representatividade 

Mais de 40 pessoas surdas ou com deficiência auditiva integraram a equipe, com o suporte de intérpretes e consultores culturais para garantir autenticidade e acessibilidade.

Gallaudet foi palco de muitas gravações, e a equipe trabalhou de perto com os departamentos da universidade. Até mesmo filhos dos protagonistas participaram: o filho de Greg HlibokCharlton, interpretou o pai em sequências dramatizadas.

Quando estreia?

“Deaf President Now!” venceu o prêmio de favorito do público no Festival de Cinema e TV de SXSW 2025. A produção tem lançamento exclusivo pela Apple TV+, nesta sexta-feira, 16.

O documentário não apenas resgata um marco da luta por inclusão, como também propõe uma experiência cinematográfica inovadora — moldada para, enfim, dar voz, imagem e poder àqueles que historicamente foram silenciados.

Fonte: AH! Aventuras na História

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Último dia! UFCG com 2 vagas para professor de Libras

As oportunidades ofertadas são para candidatos de nível superior; confira. Inscrições vão até amanhã (16/05).

No estado da Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciou a abertura de Processo Seletivo, que tem como objetivo preencher 54 vagas para o cargo de Professor Substituto, com nível superior.

Segundo o edital, as oportunidades são para as subáreas de conhecimentos de: Libras (2 vagas).

Ao serem contratados, os profissionais deverão atuar em jornada de 40 horas semanais de trabalho, com remuneração mensal no valor básico que varia de R$ 3.090,43 a R$ 8.058,29.

Para participar

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período de 9 a 16 de maio de 2025, no site da UFCG. A inscrição será validada mediante pagamento de taxa de R$ 100,00.

Necessário ter Graduação em Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Brasileira de SinaisLIBRAS ou Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Brasileira de SinaisLIBRAS e Especialização em Língua Brasileira de SinaisLIBRAS OU Especialização Educação com aprofundamento em educação de surdos.

Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados por meio das seguintes etapas: prova didática e prova de títulos, previstas para serem realizadas de 30 de maio a 9 de junho de 2025.

Validade

O prazo de validade do Processo Seletivo será de um ano, a contar da data da publicação do edital de homologação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Superior da UFCG.

Fonte: PCI Concursos

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Câmara de Cachoeiro oferece curso básico de Libras com foco na inclusão e na acessibilidade

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Escola do Legislativo, está com inscrições abertas para o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma iniciativa que reforça o compromisso da Casa com a inclusão e a acessibilidade.

Com carga horária de 20 horas, o curso será ministrado gratuitamente pelas intérpretes de Libras da Câmara, Ana Paula Prett Ramos e Rosângela da Silva Cordeiro.

As aulas acontecem de 22 de maio a 11 de julho, sempre às quartas e quintas-feiras, no Plenarinho Almir Forte dos Santos, e serão divididas em dois turnos:
 Turma da manhã – das 10h às 11h30
 Turma da tarde – das 13h às 14h30

O curso é voltado, principalmente, para os servidores da Câmara, mas também está aberto ao público externo, oferecendo uma oportunidade para quem deseja se qualificar e ampliar a comunicação com a comunidade surda.

O presidente da Câmara de Cachoeiro, vereador Alexandre Maitan (União Brasil), reforça que a proposta vai além da capacitação. “Libras é uma ponte. Quando aprendemos essa língua, estamos abrindo caminhos para que mais pessoas tenham voz, vez e dignidade nos espaços públicos”.

A iniciativa integra o conjunto de ações institucionais que buscam promover a inclusão social e tornar a Câmara um espaço cada vez mais acessível para todos.

Os interessados podem fazer a inscrição por meio do link: https://forms.gle/4oUmCbVo8XJnicEb7 

Fonte: Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

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Inscreva-se agora no Curso de Introdução à Libras

O polo EaD UAB de Natal está com inscrições abertas para o Curso de Introdução à Libras, voltado para quem deseja dar os primeiros passos na Língua Brasileira de Sinais.

O curso será mediado pelo professor Ezequiel, tutor do curso de Libras EaD da UERN, e as aulas acontecerão de forma presencial aos sábados, exigindo disponibilidade dos participantes nesse dia da semana.

Para mais informações e para se inscrever, acesse o formulário eletrônico. Esta é uma ótima oportunidade para ampliar seus conhecimentos e contribuir com a promoção de uma sociedade mais inclusiva.

Aproveite! As vagas são limitadas. Bom curso!

Fonte: Dead Uern

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Uern oferece minicurso sobre o ensino da língua portuguesa na perspectiva surda

Durante os meses de maio e junho a Diretoria de Ações Inclusivas (Dain) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará o “Minicurso: Português na Perspectiva Surda”.

O objetivo é compreender como o ensino da Língua Portuguesa deve ser pensado a partir do olhar da comunidade surda. Os cursos ocorrerão na modalidade presencial e acontecerão em duas turmas, sendo uma no turno matutino e outra no turno noturno.

As vagas são limitadas e haverá certificação de participação de 20hs. As inscrições estarão abertas até o dia 12 de maio através de preenchimento de formulário eletrônico.

Veja abaixo as informações sobre as turmas:

Turma 1 – Manhã

Datas: 21/05, 28/05 e 04/06

Horário: 8h às 10h30

Local: Sala de Multiuso da Biblioteca – Campus Central/Uern

Turma 2 – Noite

Datas: 12/05, 19/05 e 26/05

Horário: 19h às 21h30

Local: Sala de Multiuso da Biblioteca – Campus Central/Uern

Fonte: Uern

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IFSertãoPE abre inscrições para curso de Libras Básico

Podem se inscrever pesoas a partir de 15 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.

O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, no Sertão de Pernambuco, está com inscrições abertas para o curso gratuito de formação inicial e continuada de Libras Básico. Ao todo, estão sendo oferecidas 15 vagas para pesoas a partir de 15 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.

As inscrição podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio de um formulário eletrônico (clique aqui). A seleção será realizada seguindo o critério cronológico de inscrição, sendo aprovados os 15 primeiros inscritos. Em caso de empate na ordem de inscrição, serão adotados os seguintes critérios: maior idade; candidatos pertencentes à família de baixa renda.

As aulas terão início no dia 20 de maio, de forma presencial, e serão ministradas na sala do Centro de Línguas (CeLIF) do campus Petrolina Zona Rural, acontecendo sempre às terças-feiras, das 8h30 às 11h30. O curso tem 40 horas e entre seu conteúdo programático constam assuntos como saudações, sentimentos, pronomes, verbos, dentre outros.

A previsão é que o resultado preliminar da seleção seja divulgado dia 13 de maio e o resultado final dia 15 de maio. Outras informações podem ser conferidas através do e-mail: czr.celif@ifsertao-pe.edu.br ou pelo edital de seleção disponível clicando aqui.

Fonte: G1

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Comissão aprova atendimento em Libras em órgãos públicos, concessionárias e bancos

Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que assegura aos interessados atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras.

Esse atendimento, que poderá ser prestado por meio telemático, também deverá ser garantido nos eventos particulares que dependam de licenciamento do Poder Público. A proposta altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), ao Projeto de Lei 5995/19, já aprovado pelo Senado, e mais de 20 projetos apensados.

“A proposta, além de concretizar o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, cria meios efetivos para o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”, disse Reginaldo Veras.

De acordo com o substitutivo, os cursos de formação de agentes de segurança pública, bem como dos agentes públicos que atuem no Sistema Único de Saúde (SUS), deverão conter em currículo, com carga horária mínima, a disciplina Libras. A formação também será obrigatória nas instituições de saúde privadas que participam de forma complementar no SUS.

Obrigação para empresas

Ainda conforme a proposta, as empresas com mais de 100 empregados deverão manter pelo menos um trabalhador capaz de se comunicar por intermédio da Língua Brasileira de Sinais para atuar como intérprete tanto para o público interno quanto para o externo.

Essa medida é inserida na Lei 8.213/91, que já obriga as empresas com mais de 100 empregados a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com pessoas com deficiência.

O substitutivo muda ainda a Lei de Acessibilidade para prever que as empresas com mais de 20 empregados que atuam no setor do comércio deverão manter pelo menos um trabalhador capaz de se comunicar por Libras nas atividades que envolvam atendimento direto ao público.

Caso o projeto vire lei, as medidas terão prazo de 180 dias para serem implementadas.

Próximos passos

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para um projeto virar lei, tem de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

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Presidente da Câmara sugere a criação do cargo de tradutor de Libras no serviço público municipal

A Câmara Municipal de Brusque aprovou na última terça-feira, 29 de abril, o Requerimento nº 64/2025, que solicita ao prefeito André Vechi (PL) a criação do cargo de tradutor de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – no âmbito da administração pública municipal.

A proposição é de autoria de Jean Dalmolin (Republicanos), presidente do Poder Legislativo, e visa assegurar a plena inclusão e acessibilidade às pessoas surdas ou com deficiência auditiva no acesso aos serviços públicos e às informações de interesse geral, conforme os princípios fundamentais da Constituição Federal e os preceitos da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015).

Na tribuna, o vereador procurou justificar a apresentação do requerimento. “Hoje, no município, existe [esse profissional] em algumas escolas, mas quando algum surdo necessita desse serviço, a pessoa que vai auxiliá-lo, em qualquer outro serviço público, é aquela designada para a função na escola”, disse. “Em Brusque, em torno de 200 pessoas surdas utilizam a Libras. Os serviços públicos que comento são os que a própria Prefeitura oferece – no SINE, no Procon, numa UBS – e a população com deficiência auditiva acaba sentindo falta desse auxílio”, argumentou. “Podia ter uma central de atendimento à pessoa deficiente auditiva, para que essa pessoa [o tradutor] fique disponível caso algum cidadão precise. O requerimento vem em busca da acessibilidade”.

Em apartes, Felipe Hort (Novo) e Elizabete Maria Barni Eccel, a Bete (PT), apoiaram a ideia de Dalmolin, que encerrou sua fala discursando a respeito das atribuições que ele propõe serem delegadas ao tradutor de Libras. “Promover a tradução de informações importantes em eventos, reuniões institucionais, para que todos os cidadãos possam compreender as decisões que impactam a coletividade; realizar a tradução de Libras para a Língua Portuguesa e vice-versa, em atendimentos individuais e coletivos; participar de capacitações e treinamentos destinados a aprimorar o serviço prestado; atuar como agente facilitador da comunicação, respeitando a individualidade e os direitos das pessoas atendidas”, citou. “Então, pedimos que o governo municipal estude e analise com muito carinho esse requerimento”, concluiu.

Fonte: Câmara Municipal de Brusque – SC

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NAS oferece vagas em curso de Libras para iniciantes

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio do Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (NAS/Goiânia), está com inscrições abertas para o primeiro módulo do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua para ouvintes.

Ao todo, são ofertadas 245 vagas, sendo 80% destinadas a profissionais da Educação e 20% reservadas para a comunidade em geral. O curso tem duração de três anos, dividido em seis módulos semestrais, com aulas presenciais semanais de três horas, totalizando 17 encontros por semestre. A metodologia adotada inclui bidocência com professores surdos e ouvintes.

As inscrições são gratuitas, exclusivamente on-line, e podem ser feitas até o dia 26 de maio de 2025, pelo site www.casgoiania.com.br. O candidato deve preencher a ficha de inscrição via formulário Google e anexar, em um único arquivo PDF, os documentos exigidos: foto recente, RG, CPF, comprovante de escolaridade e, se for o caso, contracheque e comprovante de parentesco com pessoa surda.

No momento da inscrição, é necessário indicar o turno e a turma desejada. Estão disponíveis duas turmas no turno matutino (segundas e sextas-feiras), duas no vespertino (terças e sextas-feiras) e três no noturno (segundas, terças e sextas-feiras). Todas as turmas são presenciais.

O resultado da seleção será divulgado no dia 2 de junho, no site www.casgoiania.com.br. Após essa data, será realizada a conferência da documentação exigida para a efetivação da matrícula, prevista para o dia 3 de junho. A lista de matriculados será publicada no dia 9 de junho.

A data de início das aulas será informada posteriormente, na página do Núcleo.

 Confira aqui o edital completo

Fonte: Governo de Goiás

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UERJ abre Concurso Público com 4 vagas para professor de Libras

Podem concorrer candidatos com mestrado; conheça mais detalhes

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou inscrições para um novo Concurso Público, com o objetivo de preencher quatro vagas para o cargo de Professor Assistente, junto ao Instituto de Letras.

A oportunidade é na área de Libras e podem concorrer candidatos com Mestrado.

A carga horária semanal será de 40 horas, com remuneração mensal no valor de R$ 4.957,60.

Os interessados podem se inscrever no site da UERJ, no período das 00h do dia 24 de abril de 2025 até as 23h59 do dia 23 de maio de 2025. O valor da taxa de inscrição é de R$ 247,88.

A seleção acontecerá por meio das seguintes etapas: prova escrita, prevista para o dia 26 de junho de 2025; prova de aula, prevista para os dias 26 e 27 de junho de 2025; e julgamento de títulos e trabalhos.

O Concurso terá validade de dois anos, a partir da data de publicação no DOERJ da homologação do resultado final das provas, prorrogável por mais dois anos, por solicitação formal à SGP, feita pela Direção da Unidade Acadêmica, ouvido o Conselho Departamental.

Clique para ver o edital completo

Fonte: PCI Concursos

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Paraná, Minas e Goiás Brilham no Campeonato Brasileiro Caixa de Futsal de Surdos

As federações do ParanáMinas Gerais e Goiás são os grandes destaques do Campeonato Brasileiro Caixa de Futsal de Surdos 2025 – Feminino, Masculino e Master, realizado entre os dias 1º e 3 de maio, em Fortaleza (CE).

Um dos principais eventos nacionais do calendário do surdodesporto do Brasil, o campeonato, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), reuniu 23 equipes de 13 estados. São 05 na categoria Feminino; 12 na categoria Masculino; e 06 da categoria Master.

Haroldo José Guilherme, presidente da FDSC/CE, parabenizou os surdoatletas pelo excelente desempenho no campeonato. “Estou muito feliz pelo sucesso deste campeonato e por ter sido sediado aqui no meu estado. Foi tudo maravilhoso e é sempre importante poder mostrar a cultura surda. Que esse evento sirva de estímulo para as crianças surdas, tanto as que vieram assistir em nossa cidade, quanto para as que estão assistindo em todo o Brasil.”

Para Diana Kyosen, presidente da CBDS, o evento foi grandioso. “Fizemos um grande evento e convidamos isso aos surdoatletas, que estão se dedicando cada vez mais ao esporte, graças ao bolsa atleta, e também às associações e às federações parceiras da CBDS. Também agradecemos à Caixa e ao Governo Federal pelo patrocínio, além da Prefeitura de Fortaleza e da Federação do Ceará, pelo apoio. Viva o Surdodesporto do Brasil.” 

Conheça as equipes campeãs

As equipes campeãs no Feminino – 1º Paraná – 2º Santa Catarina – 3º Rio de Janeiro

No Feminino, a equipe da Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP/PR) foi grande campeã na categoria feminina, conquistando seu 5º título. A equipe da Federação Desportiva de Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC/SC) ficou em 2º lugar e a equipe da Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ), em 3º lugar.

As equipes campeãs no Masculino – 1º Minas Gerais – 2º Pernambuco – 3º Mato Grosso

No Masculino, a Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG) foi a grande campeã. O 2º lugar ficou com a equipe da Federação Pernambucana Desportiva de Surdos (FPEDS/PE) e o 3º lugar com a equipe da Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso (⁠FDSMT/MT).

As equipes campeãs no Master – 1º Goiás – 2º Rio de Janeiro – 3º Ceará

Já no Master, a Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS/GO) foi a grande campeã. O 2º lugar ficou com a equipe da Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ) e o 3º lugar com a equipe da Federação de Desportos de Surdos do Ceará (⁠FDSC/CE).

Fonte: CBDS

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DPDF recomenda a publicação de editais em Libras

Medida visa garantir a acessibilidade comunicacional e da autonomia das pessoas surdas e com deficiência auditiva em certames da administração direta e indireta do Distrito Federal

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) enviou recomendação ao Governo do Distrito Federal (GDF) para garantir a acessibilidade comunicacional e da autonomia das pessoas surdas e com deficiência auditiva em concursos públicos para provimento de cargos e empregos na administração pública direta e indireta do DF, por meio da publicação dos editais com versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A medida visa à promoção de soluções extrajudiciais dos conflitos e à defesa dos direitos fundamentais e coletivos dessas pessoas.

A recomendação surgiu da constatação da existência de barreiras de comunicação nos editais dos certames, publicados apenas em forma escrita, em língua portuguesa ou com a utilização de recursos audiodescritivos. O Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da DPDF (NDH/DPDF), por meio do Ofício em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, tem recebido diversas manifestações de pessoas com deficiência auditiva que se consideram prejudicadas pela incompreensão dos editais devido à falta da disponibilização dos documentos em Libras.

Diante das ocorrências, a DPDF tem oficiado diretamente às bancas organizadoras dos certames, de maneira extrajudicial, para que o edital seja disponibilizado também em Libras com intérprete, a exemplo do que foi feito no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) e no Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral. Assim sendo, a instituição elaborou recomendação para que o GDF condicione a seleção e a contratação de bancas examinadoras de concursos públicos à obrigatoriedade da disponibilização da íntegra dos editais em versão acessível em Libras.

Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, as pessoas com deficiência devem ser tratadas com igualdade perante a sociedade, tendo sua autonomia garantida em todas as esferas da vida. “A disponibilização de editais em Libras é essencial para garantir o direito à informação da comunidade surda, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades e fortalecendo a cidadania”, defendeu.

A Defensora Pública e chefe do NDH/DPDF, Amanda Fernandes, explica que o prejuízo pela ausência dos documentos em Libras ocorre desde as primeiras publicações do edital. “Isso acarreta até mesmo a perda de prazos importantes para os candidatos, como a solicitação de isenção de taxa de inscrição ou a interposição de recursos. A previsão de assistência no momento da prova não supre a necessidade de acessibilidade desde o início do processo seletivo para pessoas com deficiência auditiva”, frisou.

Fonte: Defensoria Pública – DF

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Seleção de professor substituto de Libras até dia 04/05

Brasília (DF), 28/03/2017 Fachadas Local: Setor de Grandes Áreas Norte 610 Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

IFB Campus Brasília torna público o Edital nº 07/2025, que trata da seleção simplificada para contratação de professor substituto de Libras.

As inscrições serão realizadas das 8h, horário de Brasília, do dia 29/4/2025 até as 22h, horário de Brasília, do dia 4/5/2025, mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no endereço https://forms.gle/LpdxRmVXc5CxUq6N7.

O processo seletivo simplificado constará de 2 (duas) etapas, sendo a primeira uma Análise Curricular (classificatória e eliminatória), e a segunda uma Prova de Desempenho Didático com arguição (classificatória e eliminatória).

A remuneração varia entre R$ 4.326,60 e R$ 8.058,29, conforme a titulação do candidato, e a jornada de trabalho é de 40 horas/semanais.

Acesse o edital e confira as informações.

Fonte: IFB

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Contratação de professores substitutos de Libras com 14 vagas

Confira aqui informações sobre o edital 009/2025, referente ao processo seletivo simplificado para contratação, por tempo determinado, de professor substituto de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2, em regime de trabalho de 40 horas semanais, que ofertará 14 vagas para atuação na Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos do INES.

Poderão se inscrever candidatos que tenham licenciatura em Letras com habilitação em Libras, ou que tenham licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) com pós-graduação em Libras.

Prazo de inscrições: das 10h do dia 30 de abril até as 20h do dia 7 de maio

Formulário de inscrição: Clique aqui.

Confira o edital: em Língua Portuguesa

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Vilhena oferece curso gratuito de Libras

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Os cursos serão oferecidos pela Escola do Legislativo, por meio da iniciativa do deputado Cirone Deiró e da vereadora Amanda Areval

A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo. As aulas serão ministradas no período de 5 a 9 de maio, das 18h30 às 22h30. Os cursos serão aplicados pela Escola do Legislativo – Rondônia, a pedido do deputado estadual Cirone Deiró e da vereadora Amanda Areval.

Os dois cursos foram realizados no início do mês de abril, em Cacoal, com salas cheias, do início ao final. A expectativa dos organizadores, é a de que seja alcançado o mesmo sucesso em Vilhena.

Segundo Cirone Deiró, os dois cursos vão ao encontro das necessidades da população, já que o de Filmagem e edição de vídeos oferece instruções para quem quer ter noções da área para uso próprio ou até mesmo comercial, enquanto o de Libras ensina a forma básica de se comunicar por meio da língua de sinais, provendo também a inclusão.

O curso de Libras será realizado na Uninassau, localizada na Avenida Cleber Mafra de Souza, N: 8735, Bairro Residencial Orleans. Os interessados podem fazer suas inscrições por meio do link  https://www.even3.com.br/libras-para-atendimento-ao-publico-nivel-basico-562124/ 

Professores  

O curso de Libras será ministrado pelo professor Marcus Loureiro, com experiência na Faculdade Católica de Rondônia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, Faculdade Metropolitana e Escola do Legislativo, além de intérprete tradutor na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia e na Faculdade de Ciências e Tecnologia. Abordará os temas O indivíduo surdo, Aparelhos auditivos e implante coclear, Oralização, Surdez, Deficiente auditivo, Nome e sinais, caracterizando pessoas e Alfabeto Manual Brasileiro.

Fonte: AL – RO

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LÁ VÊM ELAS – Exposição apresenta o protagonismo e a potência de artistas com deficiência

Exposição apresenta o protagonismo e a potência de artistas com deficiência

O Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, Recife-PE, recebe, a partir de domingo, 4 de maio, até 1º de junho, a exposição Lá Vêm Elas, que apresenta pela primeira vez no Recife uma mostra da arte produzida por mulheres com deficiência no Brasil. Em nove vídeos, que combinam depoimentos e performances, além de painéis com textos e ilustrações, Lá Vêm Elas lança luz ao trabalho das artistas Amanda Lyra (SP), Ana do Vale (PB), Carolina Teixeira (RN), Daisy Souza (BA), Kilma Coutinho (PE), Moira Braga (RJ), Mona Rikumbi (SP) e Rayssa Tiger (PA). Mulheres de linguagens artísticas diversas, que usam sua arte para romper tabus, desafiar padrões e reivindicar visibilidade, acessibilidade e inclusão.

Idealizado pelos estúdios Festum e Folguedo, do Rio de Janeiro, responsáveis, entre outros, por projetos como Cidade Acessível e Cidade Mulher, Lá Vêm Elas integra o Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023. Com ampla acessibilidade — incluindo audiodescrição, Libras, legendas, braille e equipe de mediação capacitada —, a mostra reforça o compromisso com a inclusão e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A curadoria é assinada pela Folguedo e por Lucília Machado — jornalista, mestra em Diversidade e Inclusão, pessoa com deficiência, ativista e presidenta da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF Acessível), além de coordenadora da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência.

O título da mostra nasceu da vivência de Lucília Machado em sua atuação pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “Às vezes, em reuniões, quando eu ia pleitear algo ou defender um ponto de vista, ouvia das pessoas ‘Lá vem ela…’, como quem antecipa uma nova demanda. Essa expressão transformou-se em símbolo de resistência e afirmação: mulheres com deficiência que, com garra e persistência, seguem criando arte e reivindicando seus direitos”, destaca Lucília Machado. A curadoria investiu na diversidade e na interseccionalidade na escolha das artistas participantes.

Kilma Coutinho (PE) – surda

Anticapacitismo – “A exposição Lá Vêm Elas é sobre a arte como ferramenta de empoderamento e expressão de mulheres com deficiência, que revelam, por meio de suas obras, as múltiplas dimensões da exclusão social enfrentada no cotidiano sob uma perspectiva artística transgressora e anticapacitista”, destaca Claudia Alencar, da equipe curatorial. Os vídeos serão exibidos em telas distintas, distribuídas na área expositiva. Em cada tela, um mundo se apresenta com uma diversidade de linguagens artísticas, que englobam: artes visuais, dança, poesia, slam, música, artes plásticas, performance, animação, teatro, contação de histórias e audiodescrição como dispositivo cênico.

Sessão de cinema – Numa parceria com o Cinema do Museu, a programação da exposição também inclui sessões especiais, uma vez por semana, de filmes realizados por, com e sobre mulheres com deficiências, durante o período da exposição. Com entrada gratuita, Lá Vêm Elas ocupa a Galeria Waldemar Valente, no térreo do Museu do Homem do Nordeste. A visitação vai de terça a sexta, das 8h30 às 17h, e aos fins de semana e feriados, das 13h às 17h.

SERVIÇO:

Exposição Lá Vêm Elas

Data de abertura: Domingo, 4 de maio, às 16h

Local: Galeria Waldemar Valente (Museu do Homem do Nordeste – Fundaj Casa Forte – Avenida 17 de agosto, nº 2187)

Visitação: Até 1º de junho, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Entrada gratuita

Acessibilidades: audiodescrição, Libras, legendagem, textos em braille e uma equipe de mediação capacitada para receber e acompanhar um público diverso de visitantes.

Mais informações: @folguedo

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SEDPcD abre amanhã (30) inscrições para curso de Introdução em Libras com aulas ao vivo

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio da Escola da Inclusão, abre nesta quarta-feira (30), às 10h, as inscrições para uma nova edição do […]

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio da Escola da Inclusão, abre nesta quarta-feira (30), às 10h, as inscrições para uma nova edição do Curso Básico de Libras, oferecido gratuitamente em plataforma online. Nesta fase, serão disponibilizadas oito turmas, cada uma com 70 vagas, com opções de aulas às segundas, quartas e sextas-feiras; às terças e quintas; ou aos sábados. As atividades terão início no dia 8 de maio e serão ministradas ao vivo por professores surdos.

Com carga horária total de 40 horas, o curso permite que os interessados escolham a turma desejada no momento da inscrição. Não é necessário preencher múltiplos formulários, já que não haverá sorteio. Após o cadastro correto, o estudante receberá por e-mail todas as instruções para acompanhar as aulas.

Podem participar pessoas com 18 anos ou mais. É obrigatória a utilização de câmera durante os encontros on-line, que ocorrerão pela plataforma Zoom. Para receber o certificado de conclusão, o aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência e média final superior a 5,0 nas avaliações.

A capacitação, que faz parte da Escola da Inclusão, tem como objetivo preparar ouvintes para se comunicarem em Libras, possibilitando mais inclusão e interação com as mais de 592 mil pessoas surdas que vivem no estado de São Paulo, segundo dados do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O conteúdo contempla os seguintes temas: O que é libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

Serviço – Inscrições para o Curso de Libras Básico de Maio / 2025
Formulários de inscrição por turma serão abertos ao público no dia 30 de abril, às 10h, no site da Secretaria.​

Fonte: Governo de São Paulo

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CBDS realiza Campeonato Brasileiro Caixa de Futsal de Surdos 2025 em Fortaleza

Campeonato, patrocinado pela CAIXA e pelo Governo Federal, será disputado por 24 equipes de Futsal, nas categorias Feminino, Masculino e Master

Entre os dias 01º e 03 de maio, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) vai promover o Campeonato Brasileiro Caixa de Futsal de Surdos 2025 – Feminino, Masculino e Master, em Fortaleza (CE).

Ao todo, 24 equipes de 13 estados brasileiros irão disputar o campeonato, sendo 06 na categoria Feminina; 12 na categoria Masculino; e 06 da categoria Master. A expectativa é que cerca de 450 pessoas entre surdoatletas, comissão técnica e organizadores, participem do evento.

A presidente da CBDS, Diana Kyosen, destaca a importância do evento: “Estamos muito felizes por realizar mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futsal de Surdos com o apoio da Caixa e do Governo Federal. Esse é um dos eventos mais importantes do calendário do Surdodesporto no Brasil e estamos felizes por contar com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e também pelo apoio das federações que irão disputar o torneio.”

A abertura do evento será realizada na quinta-feira, dia 01 de maio, em cerimônia aberta ao público, a partir das 8h00, no Ginásio Paulo Sarasate, localizado na Rua Ildefonso Albano, 2050, em Dionísio Torres. Na sequência se iniciaram os jogos entre as equipes, que serão realizados nos ginásios Sarasate e também no Poliesportivo da Parangaba, localizado na Avenida General Osório de Paiva, em Parangaba.

O campeonato é realizado pela CBDS com apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Federação Desportiva de Surdos do Ceará (FDSC/CE), além de patrocínio da Caixa e do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.

Confira as federações participantes no feminino:  
. Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos (FBDS/DF)
. Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ)
. Federação Desportiva de Surdos do Estado Santa Catarina (FDSESC/SC)
⁠ . Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP/PR)
. Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS/GO)
. Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG)

Confira as federações participantes no masculino: . Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos (FBDS/DFFederação de Desportos do Surdos do Ceará (⁠FDSC/CE) Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJFederação Desportiva de Surdos do Estado Santa Catarina (FDSESC/SC)  Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul (⁠FDSMS/MS) Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso (⁠FDSMT/MT) ⁠ Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Norte (FDSRN/RN)  ⁠ Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS/GO) Federação Maranhense Desportiva dos Surdos (FMADS/MA)  ⁠ Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MGFederação Paraense Desportiva dos Surdos (FPADS/PA) Federação Pernambucana Desportiva de Surdos (⁠FPEDS/PE)

Confira as federações participantes no master:
Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos (FBDS/DF)
Federação de Desportos do Surdos do Ceará (⁠FDSC/CE)
Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ)
Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso (⁠FDSMT/MT)
⁠ Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS/GO)
Federação Maranhense Desportiva dos Surdos (FMADS/MA)

Fonte: CBDS

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Sorveteria pensada para pessoas surdas em Salvador fatura quase R$ 2 milhões ao ano

Com fachada laranja e arquitetura inspirada no período colonial, a sorveteria Il Sordo, localizada no bairro da Barra, em Salvador, é um espaço onde a inclusão tem lugar.

Cada gesto, cada sorriso, confirma que ali, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) — a linguagem das mãos — é a principal forma de comunicação. Mais do que um ponto comercial, Il Sordo é um espaço de acolhimento e pertencimento, onde o fluxo do dinheiro se entrelaça com o fortalecimento da comunidade surda da capital baiana.

A proposta do Il Sordo Bahia surgiu durante uma viagem do professor Rafael Andrade, 41, para Aracaju (SE). “Conheci a Il Sordo Gelato em uma viagem para Aracaju e gostei da proposta, e quis trazer a ideia para Salvador”, lembra em entrevista ao BNEWS. Foi assim que em 2021, a capital baiana ganhou um empreendimento especializado em atendimento para pessoas com deficiência auditiva.

Presente em três estados brasileiros — São Paulo, Sergipe e Bahia — o comércio tem como missão empregar exclusivamente pessoas surdas. Em Salvador, a sorveteria conta com uma equipe de cinco funcionários — todos surdos – e funciona todos os dias da semana, de segunda a domingo.

“Trabalhamos com gelatos artesanais, tortas, steccos, brawne e mais”, pontua. Apesar da especialidade Rafael destacar que “nenhum cliente fica sem entender ou sem ser atendido, pois temos uma clientela diversificada”.

A comunidade surda tem o il Sordo como um lugar especial, onde todos falam a sua língua e eles se sentem em casa e acolhidos”, celebra Rafael.

Hoje, unindo as franquias de Sergipe e Bahia, o comércio tem um “faturamento dentro do planejado”, como aponta o empreendedor.  As duas lojas faturaram o equivalente a R$ 1,8 milhões em 2024. “Nossa expectativa é abrir mais um ou dois pontos de vendas para melhorar cada vez e criar ainda mais oportunidades de empregos para pessoas surdas”.

DESAFIOS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL 

Apesar do sucesso, Rafael ainda não consegue viver apenas do comércio e para completar a renda segue atuando como professor.  “Os desafios de ser empreendedor são os mesmos, mas nós temos ainda que enfrentar o desconhecimento da libras e o reconhecimento da capacidade de trabalho da pessoa surda”, desabafa o empreendedor.

Para Luana Rodrigues, CEO da Quero Ser Intérprete — empresa especializada na tradução, interpretação e ensino da Libras — , destaca que oportunizar vagas para pessoas surdas não é somente uma questão de inclusão, mas sim de humanidade.

A presença de pessoas surdas ou de qualquer outra pessoa com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho, é importante, não somente pela questão da inclusão. Mas principalmente, sobre potencial, habilidades e oportunidade. É humano que todas as pessoas tenham oportunidades na sua vida profissional”, conta a reportagem do Bnews.

“A falta de comunicação gera impactos negativos na rotina e na vida de qualquer pessoa. No caso dos surdos que estão inseridos no mercado de trabalho, as empresas que recebem esse público enfrentam consequências ainda mais significativas ao não investirem em comunicação acessível. Algo que sempre ressalto é que o surdo já domina sua língua; portanto, cabe ao ouvinte — pessoas não surdas —  buscar a comunicação. Nesse contexto, a limitação não está no surdo, mas sim no ouvinte, que não conhece a Libras”, diz.

A especialista também destaca que, para as pessoas surdas fora do mercado de trabalho, o problema começa “desde a divulgação de uma vaga, ao processo de entrevistas”.

“Os desafios enfrentados são o acesso à comunicação clara e fluida. Desde a divulgação de uma vaga, ao processo de entrevistas e após a contratação, o Surdo não tem acesso pleno ao que ele irá enfrentar em sua língua. Logo, ele não tendo acesso, ele não terá perspectiva dentro daquele ambiente de trabalho, estando ali somente para cumprimento de cotas, sendo que ele poderia buscar conquistas internas. Mas isso é impedido pela falta de acesso pleno a tudo o que a empresa faz. Afinal, ter intérprete de libras na entrevista e em alguns eventos e reuniões, não é acessibilidade”, encerra Luana.

Em conversa com a reportagem do BBNEWS, Letícia Sampaio, analista técnica do Sebrae Bahia, revelou algumas estratégias da instituição para contribuir na formação de empreendedoras PCDs.

Fonte: BNews

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Caraguatatuba abre inscrições para curso de Libras gratuito

Para quem gosta e tem interesse em aprender um novo idioma, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba abre a oportunidade, à população em geral, para o aprendizado da Língua Brasileira de SinaisLibras.

O curso é gratuito e será ministrado pelo instrutor Alan Miranda, com 11 anos de experiência, sendo dez deles em escolas municipais das cidades do Litoral Norte.

Os interessados devem entrar em contato com o professor pelo telefone (12) 3886-3050 ou pelo e-mail caragua.sepedi@gmail.com , entre 8h30 e 16h30.

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

O dia 24 de abril foi instituído pela Lei 10.436/2002 como Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. É um marco na luta por direitos da comunidade surda, reconhecendo a Libras como uma língua legítima e oficial.

A Libras é fundamental para a comunicação e a participação plena da comunidade surda na sociedade, permite acesso à educação, saúde, trabalho e outros direitos.

O Dia Nacional da Libras também é importante para ressaltar a necessidade de políticas públicas e iniciativas que promovam a inclusão e a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba – SP

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Educadores surdos denunciam a não oferta de vagas no concurso público estadual 2025

Sintep-MT destaca a irregularidade nas vagas de 10% para profissionais PCD’s

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) reforça a pauta trazida por professores surdos, que denunciam a falsa inclusão profissional no quadro da rede pública de educação do estado.

Dois profissionais surdos, que atuam como intérpretes de Libras, participaram da mobilização nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública, realizada dia 23/04, em Cuiabá. Na ocasião cobraram o direito a vagas no quadro técnico para intérpretes de Libras nas escolas e a inclusão também desse cargo, no Concurso Público da Educação.

Apesar de atuarem por três anos como intérpretes de Libras, em escolas estaduais, os dois profissionais perderam as vagas em 2025, para profissionais ouvintes. Segundo eles, o fato de serem surdos, conhecerem os desafios da aprendizagem nas mesmas condições dos estudantes e dominarem a Língua Brasileira de Sinais deveria ser considerado no processo de seleção. Em vez disso, o governo desconsiderou até mesmo o princípio da inclusão e excluindo a possibilidade de valorização do trabalho de pessoas surdas.

Os professores reafirmam que a vivência pessoal como surdos permite uma interpretação mais humanizada das necessidades dos alunos. “Nós não apenas dominamos o alfabeto da língua de sinais.  Nós compreendemos as angústias e os desafios da aprendizagem desses estudantes, porque também já fomos alunos surdos em escolas tradicionais”, relata Márcio da Silva Nascimento.

Os interpretes, com licenciatura e especialização, denunciam ainda que a inclusão nas escolas públicas está longe de ser efetiva. Mesmo com intérpretes, os alunos surdos enfrentam dificuldades de interação — tanto com colegas quanto com professores que não dominam Libras.

Além disso, eles apontam que a língua de sinais, embora reconhecida legalmente, segue restrita a um público específico e não está integrada ao currículo escolar de forma ampla, o que limita a inclusão verdadeira nas comunidades escolares.

Para a secretária geral do Sintep-MT e conselheira estadual de Saúde, Maria Luiza Zanirato, está claro que ainda não há um compromisso real com a acessibilidade na educação pública do estado. “Estamos debatendo a pauta de vagas para professores PCDs no Concurso Público, que não atende aos 10% previstos em lei. Também reforçamos a necessidade de ampliar as vagas para os quadros técnicos e apoio educacional”, afirmou a dirigente.

Fonte: Sintep-MT

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Curso de extensão “Sabores em Libras: cerveja artesanal” abre inscrições para pessoas ouvintes e surdas

As inscrições podem ser feitas até 30 de abril e as aulas serão realizadas aos sábados, num total de 20 horas, no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia

Foram abertas nesta sexta-feira, 25 de abril, as inscrições para o curso de extensão “Sabores em Libras: cerveja artesanal”. O curso é gratuito e será ministrado no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia em quatro aulas aos sábados, no período vespertino, de 17 de maio a 7 de junho, totalizando 20 horas. O participante será habilitado a produzir cerveja de qualidade para consumo próprio ou para comercialização. São ofertadas 20 vagas, sendo 6 para pessoas surdas. As aulas contarão com profissionais intérpretes de Libras da Associação de Surdos de Goiânia.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril por meio do preenchimento de formulário disponível no link https://forms.gle/h4MKRBRxAtbVB2Vy5. e é preciso ter mais de 18 anos para participar. A seleção será feita por meio de sorteio e o resultado será divulgado até o dia 6 de maio, por e-mail às pessoas sorteadas e também pelas redes sociais do IFG Aparecida. O cadastro de reserva terá, no máximo, 20 pessoas.

O curso vai abordar todo o processo de fabricação de cerveja artesanal. O ministrante é o técnico em Alimentos Ulisses Rodrigues de Alencar, profissional do IFG com experiência na área. Outros cursos no ramo de alimentos já foram realizados por meio do projeto Sabores em Libras. O objetivo da ação é contribuir com a inclusão de pessoas ouvintes e surdas no mundo do trabalho.

Para os participantes que precisarem levar filhos menores, esses terão acompanhamento de monitores dos cursos de Pedagogia Bilíngue e do curso EJA – Técnico em Alimentos à disposição na brinquedoteca do câmpus e não terão acesso aos laboratórios do curso de extensão.

Curso “Sabores em Libras: cerveja artesanal”

Inscrições: 25 a 30/04

https://forms.gle/h4MKRBRxAtbVB2Vy5.

Dias das aulas: 17/05, 24/05, 31/05 e 07/06

Horário: período vespertino

Local: IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia

Fonte: IFG

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Com Libras e acolhimento: Escolas Seduc dão exemplo de inclusão para estudantes surdos

No Piauí, a inclusão nas Escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai além do discurso.

Nas salas do CETI Professora Áurea Freire, no bairro Saci, zona Sul de Teresina, ela é vivida todos os dias — em voz, gestos e olhares atentos. É ali que os estudantes Enzo Araújo e Valentina Nogueira, ambos com deficiência auditiva, estão mostrando que quando a Escola acolhe, a aprendizagem floresce.

Hoje no 9º ano do Ensino Fundamental, os dois contam com o acompanhamento diário da Professora-intérprete Geyse Ramos, que traduz o conteúdo das aulas para Libras (Língua Brasileira de Sinais) e ajuda a criar vínculos entre os alunos surdos e ouvintes. Um trabalho silencioso, mas poderoso.

Escola que respeita, transforma

A história de Valentina é contada com carinho pela mãe, Geórgia Nogueira. “Passamos por várias escolas privadas, mas a Valentina não se sentia incluída. Em 2023, conhecemos o CETI Professora Áurea Freire e tudo mudou. Ela passou a se envolver em todas as atividades: aulas de educação física, apresentações, trabalhos em grupo. Foi ali que ela se encontrou”, relata.

A mudança foi visível. Valentina ficou mais comunicativa, segura e, acima de tudo, feliz. Um exemplo de como a educação inclusiva, quando feita com propósito, transforma vidas.

Uma intérprete que conecta

Com 13 anos de atuação no CETI, a Professora-intérprete Geyse Ramos conhece bem o impacto da inclusão feita com seriedade. Formada no curso TILS pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), ela acompanha os estudantes em todas as disciplinas.

“Eles vieram de escolas onde não se sentiam acolhidos. Aqui, se sentiram parte de algo. Os colegas abraçaram, os professores se adaptaram e a escola se tornou um lugar de pertencimento. É gratificante fazer parte disso”, diz Geyse.

Assim como ela, outros 102 profissionais atuam hoje nas escolas da Rede Estadual, nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no Canal Educação. Todos com um objetivo em comum: garantir o direito à comunicação e ao aprendizado.

Aprendizado que une

Na prática, a convivência com colegas surdos também transforma os demais estudantes. David Renan, de 14 anos, é um dos melhores amigos de Enzo e Valentina. “Antes eu era muito tímido. Mas, com eles, aprendi a me comunicar, ganhei até um nome em Libras. Hoje me sinto mais aberto, mais amigo”, conta.

Atualmente, a Rede Estadual de Educação atende 70 estudantes com surdez e outros 185 com deficiência auditiva. Todos têm direito ao acompanhamento de intérpretes e acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), que complementa o currículo e fortalece a vivência em uma escola realmente para todos.

Formação contínua e compromisso com a inclusão

O CAS é uma das engrenagens fundamentais para que tudo isso funcione. Há quase duas décadas, o centro é referência na formação de professores bilíngues, tradutores-intérpretes de Libras e no atendimento educacional especializado. Também oferece cursos preparatórios para o Enem e o vestibular da UFPI voltados para a área de Letras-Libras.

Profissionais interessados em atuar com esse público podem buscar formação diretamente no CAS, que mantém calendário contínuo de cursos e capacitações.

Educação que alcança todos

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a escola pública precisa ser, antes de tudo, um espaço de pertencimento e oportunidade. “Nosso compromisso é garantir o direito de aprender com dignidade e autonomia. Isso só é possível com inclusão de verdade, que respeita as diferenças e valoriza cada estudante. Estamos cuidando de todos, sem deixar ninguém para trás”, afirma o gestor.

Com iniciativas como essa, o Piauí vai construindo um modelo educacional mais humano, mais justo e mais transformador — onde cada voz, inclusive a que se comunica com as mãos, tem vez e tem valor.

Fonte: Governo do Piauí

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Professor da rede municipal desenvolve jogo de tabuleiro digital para ensino de Libras

Projeto foi selecionado para participar do Dia Mundial da Criatividade, aberto a participantes que desejam fazer parte do ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades

O professor Edivaldo dos Santos Junior, da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, apresentou nesta terça-feira, 22, no campus Palmas da Universidade Católica do Tocantins, o jogo digital de tabuleiro Pegadas da Inclusão. O material interativo é voltado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto do Ensino Médio Integrado e foi desenvolvido durante o curso de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em 2020.

O projeto foi selecionado para participar do Dia Mundial da Criatividade, evento aberto a participantes do Brasil e de outros países que desejam integrar o ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades. Em Palmas, a iniciativa foi voltada a professores ou profissionais que utilizam a língua visual e gestual, possibilitando a apresentação do jogo e o aprendizado de sua aplicação junto a pessoas em processo de aprendizagem da Libra.

Ferramenta inclusiva

Trata-se de um jogo de tabuleiro digital triplo-semântico — Libras, português na modalidade escrita e ilustrações, com o objetivo de ampliar a circulação da Libras nos espaços educacionais. Sua criação foi baseada em análises teóricas sobre a educação de surdos, entrevistas com estudantes e intérpretes de Libras, rodas de conversa com alunos ouvintes e surdos, além da colaboração de professores de ambas as comunidades.

A pesquisa que fundamenta o projeto foi realizada com uma turma do 2º ano do curso técnico em eventos do Ensino Médio Integrado do IFTO, campus Palmas, entre novembro e dezembro de 2020.

Edivaldo é mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFTO e pós-graduado em Libras, Educação Especial e Educação Infantil com ênfase no ensino da Libras. Também é bacharel em Teologia e licenciado em Sociologia e Letras-Libras.

O World Creativity Day, que promoveu a ação, tem como missão construir uma comunidade global de líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança. A data, celebrada em 21 de abril, foi instituída pela Resolução 71/284 da ONU e reúne milhares de atividades gratuitas voltadas ao desenvolvimento humano em todo o mundo.

Fonte: Prefeitura de Palmas

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IFRS retifica edital e prorroga inscrições para bolsistas intérpretes de Libras

O Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) prorrogou, até as 18h do dia 28 de abril de 2025, o prazo de inscrições para o preenchimento de duas vagas de bolsista externo no projeto “O processo de atendimento especializado junto ao IFRS Campus Viamão: desafios e possibilidades da inclusão no ano letivo de 2025”. A seleção é regulamentada pelo Edital nº 12/2025, retificado em 23 de abril.

As vagas são destinadas a intérpretes de Libras, com carga horária de 20 ou 30 horas semanais e bolsas nos valores de R$ 2.500,00 e R$ 3.750,00, respectivamente. Os bolsistas selecionados irão atuar em atividades de apoio a estudantes com necessidades educacionais específicas em cursos presenciais, conforme atribuições descritas no Anexo I do edital.

Podem participar da seleção pessoas com formação ou experiência compatível com as funções previstas. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/y8Escw5mixa7DEAX6.

divulgação das inscrições homologadas e do resultado preliminar da seleção ocorrerá no dia 30 de abril de 2025, no site do campus. Recursos poderão ser enviados até as 12h do dia 2 de maio, para o e-mail napne@viamao.ifrs.edu.br. O resultado do recurso e o resultado final da seleção serão divulgados no dia 6 de maio de 2025, também no site institucional.

Confira o edital e acompanhe todas as etapas: ifrs.edu.br/viamao/editais/edital-n-12-de-16-de-abril-de-2025-processo-seletivo-para-contratacao-de-bolsistas-de-apoio-a-inclusao

Fonte: IFRS

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Prefeitura de Aracaju garante intérpretes de Libras e promove inclusão de alunos surdos na rede municipal de ensino

Para crianças surdas em idade escolar, ser compreendido é o primeiro passo para aprender. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju garante intérpretes de Libras e instrutoras surdas para acolher e incluir alunos com deficiência auditiva na rede municipal de ensino.

Mais do que um apoio técnico, esse trabalho representa uma ponte entre a construção do saber e as descobertas da infância, promovendo não apenas a comunicação em sala de aula, mas também o respeito, a convivência e o desenvolvimento pleno de cada criança.

Atualmente, a rede conta com 10 intérpretes de Libras, duas instrutoras e nove escolas preparadas para atender crianças surdas. São 20 alunos matriculados, sendo que três estão matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Florentino Menezes. Wallisson de Jesus, 14 anos, do 6º ano; Lohane de Jesus, 8 anos, e Iasmyn Vitória, 7 anos, ambas do 2º ano são acompanhados por instrutoras e intérpretes que desenvolvem junto à professora da sala de aula, as atividades escolares, a adaptação do conteúdo e mediação da comunicação com colegas e professores.

As instrutoras, que também são surdas, atuam como referências para os estudantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade. Elas fazem um rodízio entre as nove escolas do município que oferecem o apoio dos intérpretes. Essa atuação permite que mais estudantes sejam alcançados, independentemente do bairro ou da faixa etária. Outro ponto valioso do trabalho das instrutoras é o acolhimento e o apoio que elas destinam aos alunos surdos. Elas reforçam com eles a importância da realização das tarefas escolares.

Segundo a instrutora Lais Helena, o aluno Wallisson, irmão de Lohane e acompanhado por ela, apresentou um avanço significativo desde que começou a estudar. “Ele chegou sem saber praticamente nada e hoje já consegue se comunicar melhor. A irmã dele também é surda e hoje tanto ele quanto ela estão sendo alfabetizados aqui no Florentino Menezes. Ainda enfrentamos desafios, como a falta de acessibilidade em Libras em alguns materiais, mas estamos avançando e é isso que importa. Além disso, nossa presença é importante para eles terem o sentimento de pertencimento”.

A professora Fernanda Santana, responsável pelo 2º ano A, turma em que estudam as alunas Lohane e Iasmyn, relata que esta é a primeira vez que leciona para estudantes surdas. “Tem sido um aprendizado diário. Ao mesmo tempo em que ensino, eu também aprendo com elas e sou muito grata por isso. A presença das instrutoras também é essencial para esse processo. As meninas participam das atividades, interagem com os colegas e isso tem despertado na turma um olhar mais empático e respeitoso. Libras não é somente a linguagem de sinais, é também identidade”.

Elenilde Reis, intérprete da EMEF Florentino Menezes há um ano, acompanha alunos de diferentes idades e destaca o impacto da presença de intérpretes na sala de aula. Para ela, esse trabalho é essencial para garantir o direito à aprendizagem. “Não é só tradução, é um processo de escuta, construção e respeito à identidade surda. A gente adapta a linguagem, o ritmo e até as dinâmicas para a realidade deles. Essa construção é muito gratificante para nós enquanto profissionais e também enquanto ser humano”.

As crianças da turma que não possuem surdez também são envolvidas no processo de inclusão, participando de dinâmicas pensadas para estimular a empatia, o diálogo e o respeito às diferenças. Nessas atividades, elas observam a forma como os colegas surdos se comunicam e passam a compreender, na prática, a importância de construir um ambiente onde todos se sintam pertencentes. As ações são sempre acompanhadas por intérpretes e instrutoras, que garantem que a comunicação aconteça de forma acessível.

Saiba como é o processo de matrículas para a Educação Especial
Quando abre o período de matrículas em janeiro, começa justamente com prioridade para pessoas com deficiência. O primeiro dia é destinado a esse público, garantindo atendimento preferencial e acesso facilitado às vagas.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

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Projeto de Paulo Victor visa incentivo ao atendimento público na Língua Brasileira de Sinais

Medida atende órgãos da Administração Pública Municipal e empresas concessionárias e permissionárias

A Câmara analisa o incentivo à inclusão social e fomento ao aprendizado da Língua Brasileira de SinaisLIBRAS, por meio do Projeto de Lei nº 65/25, do vereador Paulo Victor (PSB).

A medida estimula a promoção de uma política de incentivo à inclusão social, pautada na promoção de palestras de conscientização e treinamentos de seus servidores. A finalidade é que os servidores sejam capazes de realizar o atendimento às pessoas surdas.

O chefe do parlamento defende a aprovação do projeto e cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que revelam que até 2050 o número de pessoas surdas suba para 900 milhões ao redor do mundo. no Brasil, são cerca de 10 milhões de surdos, o que equivale a 5% da população.

“Essas pessoas têm garantido pela Constituição Federal e pela legislação infraconstitucional, o direito à educação, à informação, à cultura e ao lazer, com as necessárias adaptações. O que se , no entanto, é a população com deficiência auditiva ser frequentemente apartada dos seus direitos, pois não encontra condições acessíveis”, diz.

O PL nº 65/25 determina a celebração de convênios com federações, instituições e associações de surdos. O prazo para adequação dos entes públicos deve ser de dois, a contar da publicação da medida.

Fonte: Câmara Municipal de São Luís

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Por que comemoramos a Lei de Libras?

Você sabia que no dia 24 de abril a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficialmente reconhecida no Brasil? Isso aconteceu em 2002, com a criação da Lei nº 10.436. Desde então, essa data é super importante para a comunidade surda e para quem luta por inclusão de verdade!

A Lei de Libras garante que as pessoas surdas possam se comunicar em sua língua natural, ou seja, em língua de sinais! Isso ajuda a quebrar barreiras na comunicação e abre portas para a educação, saúde, cultura e muito mais.

Comemorar essa lei é lembrar que Libras é língua de verdade, com estrutura própria, rica em cultura e história. É também lembrar que ainda temos muito o que fazer para garantir acessibilidade em todos os lugares.

Então, no dia 24 de abril, a gente celebra uma vitória da inclusão, da diversidade linguística e do direito de ser quem se é. Vamos valorizar Libras, aprender mais e ajudar a construir um mundo onde todo mundo se entende. ✨

Libras é respeito. Libras é voz. Libras é direito!

LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL  DE 2002.

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SEDPcD abre inscrições para curso online de Libras em comemoração ao Dia Nacional da Libras

Com 1,5 mil vagas, formação da Escola da Inclusão oferece aulas gravadas com professores surdos e certificação

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abre, na próxima quinta-feira (24), as inscrições para o curso gratuito “Introdução à Libras”, em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Com 1,5 mil vagas disponíveis, as aulas on-line fazem parte da Escola da Inclusão, ambiente virtual dedicado à promoção e disseminação do conhecimento sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. A iniciativa é resultado da parceria entre a SEDPcD e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

As aulas são gravadas e ministradas por professores surdos com formação na área, promovendo uma experiência de aprendizado acessível e inclusiva. Ao final da capacitação, os participantes recebem certificado de conclusão.

As inscrições estarão disponíveis a partir das 10h, desta quinta-feira, dia 24 de abril, no site oficial da SEDPcD e seguirão abertas até o preenchimento total das vagas.

Escola da Inclusão

Diante da missão de proporcionar um ambiente educacional acessível e acolhedor para pessoas com e sem deficiência, a escola busca capacitar indivíduos para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades. O objetivo da Escola da Inclusão é formar cidadãos comprometidos com as causas das pessoas com deficiência, como acessibilidade comunicacional, empregabilidade e liderança. Criada em 2024, a escola é projetada em ambiente virtual exclusivo da Univesp para garantir a participação plena de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.

Fonte: Governo de São Paulo

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Comissão aprova projeto que garante acessibilidade de pessoa surda em concursos públicos

Texto também permite auxílio de intérprete e tempo extra para fazer as provas; a Câmara dos Deputados está discutindo o assunto

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1231/19, que garante à pessoa com deficiência auditiva acesso ao edital de concurso público e às provas em formato escrito ou em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O texto também permite auxílio de intérprete em Libras e tempo adicional durante a realização dos exames.

A proposta, da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), foi aprovada por recomendação da relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF).

Igualdade de condições

Erika Kokay argumentou que medidas de acessibilidade e adaptações específicas no contexto de concursos públicos são importante para garantir a igualdade de oportunidades para todos.

“Negar a pessoas surdas ou com deficiência auditiva o direito de competir em igualdade de condições em concursos públicos é atentar contra sua dignidade e privá-las de oportunidades de autorrealização e contribuição para a sociedade”, afirmou.

Outros pontos

A avaliação da prova discursiva do candidato surdo ou com deficiência auditiva terá a participação de professor de língua portuguesa para surdos ou professor de língua portuguesa acompanhado de intérprete de Libras.

O texto assegura também que o candidato com deficiência auditiva aprovado em concurso público tenha acesso a meios para exercer o cargo profissional, inclusive a presença de intérprete de Libras quando necessário.

Próximos passos

A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Já aprovada pelos senadores, o texto precisa ser aprovado também pelos deputados para virar lei.

Apensado rejeitado

Na mesma votação, foi rejeitado o Projeto de Lei 4541/23, que trata de assunto semelhante e tramita em conjunto (apensado) com a proposta de Mara Gabrilli.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

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